em.pa.ti.a
em Usabilidade
sf Psicol (gr empátheia)
Projeção imaginária ou mental de um estado subjetivo, quer afetivo, quer conato ou cognitivo, nos elementos de uma obra de arte ou de um objeto natural, de modo que estes parecem imbuídos dele. Na psicanálise, estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que esta está sentindo.
Michaelis online
Estou lendo agora o livro Back to User, de Tammy Sachs e Gary McClain. Logo no início do livro, eles falam da importância do desenvolvedor se colocar no lugar do usuário para entender como o usuário pensa. Eu mesma fiz da empatia uma lei há algum tempo. E isso não é difícil. Segundo os autores, basta participar de uns focus groups ou de meia dúzia de avaliações. Mas não precisa não, bichin.
Basta sentar do lado daquele seu cunhado meio mala ou da sua vizinha atoladinha e ver como eles navegam. Nem precisa pedir. Ou você nunca prestou um suportezinho para a sua tia? Da próxima vez que for reinstalar a impressora dela, veja como ela senta ao computador, se usa os atalhos, se usa os botões do browser, como ela usa os sites!
Eles fazem parte do seu público-alvo, ou não? 8;)
Por outro lado...
Voltou este papo lá na lista Chiiiiiiiiii-Web se você pode ser o analista do site que você mesmo projetou. Acho que não é produtivo.
O que eu realmente acredito é que ao fazer o design da interface você deve estar questionando o tempo todo se cada elementozinho está no lugar certo ou não. Se você fosse a sua tia, você iria se achar no neste site?