pixeladas aleatórias


Scroll monstro: O terror dos blogs

em Publicadores de Conteúdo

Os templates do Blogger são legais. Eles não têm maiores problemas de usabilidade porque são extremamente simples. A não ser por um pequeno detalhe: o scroll monstro.

A natureza do sistema de blogs incentiva que os usuários publiquem notas e mais notas ad infinitum. E todos estes textos ficam acumulados em uma única página, seja a página inicial ou a página de arquivos. Isto obriga todos os usuários a irem baixando o scroll continuamente para ler todo o conteúdo [muitas vezes com uma letra miúda]. E muitos deles não têm mouse com rodinha.

Dependendo do template, o problema pode ser mais grave. Os browsers a partir da versão 4.0 [se não me engano... apenas com a exceção do Netscape Navigator 6.0] esperam carregar todo o conteúdo de uma tabela antes de exibir seu conteúdo. Para quem desenvolve, faz muito sentido. Em browsers que não respeitam as tabelas acontecem uns absurdos místicos durante a montagem da página. Mas no caso dos blogs, esta montagem condicionada ao carregamento da página pode se tornar uma catástrofe, principalmente se coicidir com uma conexão discada ou um servidor sobrecarregado.

Acredito que todos os templates podem ter algumas pequenas alterações para evitar problemas como este como a divisão de uma tabela em várias [notou que o topo do meu blog carrega primeiro?] ou o uso de layers. [Bem, isso já é HTML avançado.]

Mas na dúvida, evite o scroll monstro. Ele pode assustar seu usuário...

publicado em 13/11/2002, às 18:27 | comente!