Em busca da fórmula milagrosa [ou outra coisa que resolva este problema]
em Off-topic
A interação homem-computador me fascina porque é uma Ciência muito extensa, multidisciplinar e muito nova. O próprio Jakob Nielsen deve ter começado a estudar isso há menos de vinte anos! E o que são vinte anos na História?
Quando estava na escola, tinha um fascínio imenso pela Ciência. Não pelas aulas chatas e defasadas, mas por causa dos exploradores que estavam desvendando os mistérios do Universo. Adorava quando tínhamos aula na sala de vídeo e víamos "Cosmos". Carl Sagan foi o primeiro homem que eu realmente admirei [bem, a fase Bon Jovi não conta, né? 8;)]. Mas não sei por que os professores nos passavam uma visão meio distorcida da Ciência. Não nos incentivavam a pesquisar e descobrir por nós mesmos. Diziam que seríamos ótimos contadores ou engenheiros, mas nunca cientistas. A Ciência estava estagnada, não havia mais nada por ainda se descobrir... pelo menos não neste país.
Só fui descobrir que a Humanidade não sabe quase nada sobre si mesma e sobre seu ambiente anos depois na Universidade. Mas por azar o meu, fui parar na Comunicação Social. Em dois períodos nos ensinaram Filosofia, Antropologia e Semiótica. E fiquei de novo com aquele gosto amargo de estar chegando tarde demais à Ciência.
Então imagina qual é minha alegria agora que descobri esta nova Ciência? Sinto-me estar fazendo parte de algo grande, de uma nova Revolução nos processos produtivos. Imaginamos o Século XXI sem empregos, com os robôs realizando todas as tarefas. No entanto, o que estamos vendo são estas fabulosas máquinas nos aproximando uns dos outros, ampliando nossos horizontes, realizando tarefas que antes levávamos anos em questão de minutos.
Nesta semana, entrarei numa nova fase da minha vida. Enfim, vou começar de fato a me aprofundar no estudo da Ciência. Para alguns, é apenas uma pós-graduação. Para mim, é mais uma porta que estou abrindo em busca da construção do conhecimento.
Este blog será uma ferramenta neste processo. Espero ter você voltando aqui sempre para me criticar, me direcionar, dizer que estou louca, qualquer coisa. Isso é muito melhor do que alguém me dizendo que eu seria uma ótima contadora...