pixeladas aleatórias


Os melhores amigos dos usuários

em Usabilidade

Tenho uma grande amiga desenvolvendo sistemas numa grande empresa. Ela está trabalhando direto com um cliente muito, muito, muito chato. é comum encontrá-la no Messenger esbravejando contra os gerentes, os analistas, os representantes do cliente. Hoje, no auge de sua raiva, chamou os usuários de portas. E isso foi antes de dizer que tinha rebaixado eles de seres humanos para seres vivos semana passada...

Não gostei muito disso, mas ela estava muito estressada. E como este era o menor dos seus problemas, não contrariei.

Quando estamos desenvolvendo um sistema, temos que nos esforçar duramente para pensarmos nos usuários. Afinal todo nosso trabalho é voltado para melhorar os processos deles. é para isso que somos pagos, não para tornar suas vidas ainda piores do que já são. O ideal é que nos vejamos como os próprios usuários (empatia). Jogá-los todos no mesmo saco e chamá-los de antas não resolve muita coisa. Aliás, só piora.

é claro que, no meio do caminho, vamos encontrar usuários que são incapazes de realizar qualquer operação utilizando o Ctrl mais alguma outra tecla ou o botão direito do mouse. Por isso devemos dar alternativas para ele concluir a operação com sucesso com as ferramentas que eles lhes são mais familiares.

Esta atitude positiva ante os usuários evita trabalho durante o desenvolvimento e retrabalho depois, além de garantir a produtividade do usuário. Qual empresa ou desenvolvedor não deseja isso?

publicado em 05/02/2003, às 15:00 | comente!