pixeladas aleatórias


Velox: a tortura diária

em Usabilidade

Há um mês realizei o sonho do acesso de banda larga próprio. Após ter sido recusada pelo Ajato e pelo Virtua, fiz negócio com o Velox, que pertence à operadora de telefonia Telemar. O acesso está uma beleza! Estaria realmente feliz se não fosse um suplício conectar à rede.

Veja só:

  1. Conecto à rede Velox como se fosse um acesso discado comum. Mas isso não é o suficiente. Ainda não estou conectada à Internet.
  2. Tenho que abrir no Internet Explorer a página do Veloxzone. Sempre aparece uma mensagem da empresa ou então este bem-vindo e a janela muda de tamanho. O fato é que daqui por diante todas as janelas do IE que eu abrir estarão neste mesmo tamanho esquisito.
  3. Ao mesmo tempo abre uma outra janela que ocupa toda a tela com um conteúdo que não muda desde sei lá quando.
  4. Nesta nova janela tem um botão chamado Internet. Aí você clica e abre a lista de todos os provedores de acesso. Aí você acha seu e clica nele.
  5. Agora sim você tem que digitar seu nome de usuário e senha fornecidos pelo provedor de acesso. E esquece aquela ajudinha do IE para o preenchimento do formulário. Aqui não rola.
  6. Depois disso tudo você está finalmente conectado à Internet. Para finalizar, abre-se uma nova janela do IE com a página do provedor. Normalmente, o provedor coloca um pop de publicidade na home. Então temos 4 páginas de browser abertas sem o menor esforço, sendo duas sem a barra de endereço, portanto, inúteis para a navegação.

Por que o usuário tem que ser tratado desta forma? Todo este rodeio não se parece com um planejamento cuidadoso com a segurança do sistema, e sim uma forma de tortura psicológica. Nem quando acessava à Internet no Windows 3.1 com scripts (lembra disso?) era tão complicado.

Tudo bem que não tenho muita escolha. Não posso trocar o Velox por outro porque nenhum outro me aceita. Mas será que por isso não mereço um sistema mais simples?

Tentei mandar uma mensagem para o Velox reclamando disso, mas infelizmente o banco de dados deles está em manutenção... 8:(

publicado em 04/02/2003, às 18:03 | comente!