Nielsen e as pequenas coisas piscantes
em Usabilidade
Durante o Carnaval, a Macromedia lançou uma nova versão de seu site, onde a toda a home-page e parte de seu conteúdo interno está em Flash MX. A empresa está investindo pesado em tornar este produto à prova das velhas críticas de falta de usabilidade e acessibilidade. Em junho de 2002, Jakob Nielsen e sua consultoria foram contratados para esta missão. Foi o começo desta nova tendência de convergência entre usabilidade e satisfação. Apenas um mês depois, Nielsen publicou o alertbox User Empowerment and the Fun Factor. Na mesma época, Don Norman começou a escrever Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things.
É estranho constatar que uma motivação meramente financeira levou Nielsen a dar uma guinada de 180° em seu discurso. Mas foi muito bom. O radicalismo dele parecia birra de criança.
Não espero que usemos o Flash MX ou qualquer outra versão com a desenvoltura da home-page da Macromedia a curto prazo nos nossos sites de todo dia, mas esta é uma tendência real. Se quisermos aumentar a imersão do usuário em nosso ambiente, este ambiente deverá ter menos cara de portalzão e mais cara de animação.
- The Design of the New macromedia.com Beta, por Jerry Knight, em inglês
- Macromedia and usability guru Jakob Nielsen work together to improve web usability, em inglês
- User Empowerment and the Fun Factor, por Jakob Nielsen, em inglês