pixeladas aleatórias


O fim do mailto

em Usabilidade

Eu posso ser até uma dona-de-casa relapsa, mas o meu computador é extremamente organizado e bem configurado. De tempos em tempos visito os sites de todos os fabricantes das placas que tenho instaladas e baixo o driver mais atualizado. Isso sem falar no registro do Windows. Se tem muito software instalado e posteriormente removido, salvo tudo num CD e formato a máquina.

Mas sei bem que sou uma fração mínima dos usuários da Internet. Há gente aí fora, meu amigo, que não sabe limpar os arquivos temporários ou passar o desfragmentador de disco. Estes mesmos usuários não muito exigentes não devem fazer upgrades em seus computadores. Isto significa que eles estão rodando um Windows 95 num 486 DX ou Pentium MMX.

Neste contexto, você imagina que este usuário tem um editor de e-mail configurado corretamente no browser? Imagine estes usuários clicando num link de "Entre em contato" e observarem um erro "Não foi possível encontrar um software de correio eletrônico...".

Foi difícil visualizar um cenário tão ruim? Então tente os quiosques ou computadores públicos de acesso à Internet. Eles também não oferecem softwares de correio eletrônico.

Se você cuida apenas do seu blog, tudo bem. Mas se você é responsável por algum site profissionalmente, procure por todos os "mailto" de contato direto com a empresa e substitua-os por formulários. Esta é a forma mais segura de fazer seus usuários/clientes consigam se comunicar com você.

publicado em 17/03/2003, às 11:42 | comente!