Que blog é esse?
em Gestão do conhecimento
Louis Rosenfeld postou semana passada em seu site sobre os knowledge blogs ou k-blogs. Também este tipo de site virou mania. Deve ser por causa desta tal nova onda que é o gerenciamento de conhecimento. Segundo Rosenfeld, esta é uma forma de aproveitar a linguagem dos weblogs para difundir conhecimento entre profissionais de uma mesma área ou entre os funcionários de uma empresa. Perfeito!
Sistemas como o Blogger ou outros costumizados são bem ágeis. E os artigos podem ser postados sem muita produção, basta um insight legal. Assim, o blog está longe de atrapalhar a produtividade. Por isso, podemos ver que brevemente várias intranets irão incluir vários blogs, abertos ou não a todos os funcionários.
Só acrescento à análise de Rosenfeld uma visão mais marqueteira. Alguns blogs podem ser incluídos no próprio website da empresa. Neste caso, o blog pode servir tanto para difundir a filosofia e a marca da empresa ou apenas se beneficiar do marketing pessoal de um funcionário ilustre (vide Macromedia). Muitas empresas podem, inclusive, contratar novos funcionários a partir não somente de seu currículo, mas também por causa de seu blog de sucesso.
Leia isso!
- Blogging K-logging, artigo de Louis Rosenfeld, em inglês
- What is a k-log?, artigo de Giles Turnbull, em inglês
- Using Blogs in Business, capítulo 8 do livro "We Blog: Publishing Online with Weblogs" de Paul Bausch, Matthew Haughey e Meg Hourihan, em inglês