pixeladas aleatórias


A evolução dos computadores e dos usuários

em Usabilidade

Finalmente instalaram ontem o Velox no novo apartamento. Não agüentava mais viver de acesso gratuito. Quando finalmente sentei ao computador para diminuir a lista de pendências tive uma sensação estranha.

Abri o Outlook Express, baixei todos os e-mails rapidinho. Abri umas páginas Web, mais Photoshop, mais o Homesite e mais o Access. Fora a penca de programinhas na bandeja do Windows. Tudo funcionou perfeitamente e super rápido. O meu sonho se realizou: Eu tenho o PC perfeito! A minha dependência da lei de Moore e correlatas foi para o beleléu.

Tudo que sempre quis era um sistema operacional estável e um computador que não desejasse upgrade urgente. E consegui. Por isso que somente agora compreendo outros usuários menos exigentes que se acomodaram em seus Pentiums 100. Para eles, estes computadores são o máximo que poderiam desejar e os fazem felizes assim.

Isto parece confirmar a tese que o usuário que tem uma conexão ruim e um computador lento irá esperar pelo download completo de enormes páginas Web. Mas não mesmo! Vamos relembrar que o grande barato de comprar pela internet é ou o fazer por impulso ou achar um preço melhor que na loja real. Nos dois casos, se demorar demais, o usuário desiste. Em sites informacionais, acontece o mesmo. Enquanto a página carrega, tem uma vozinha na cabeça do usuário perguntando para ele se ele quer mesmo saber quem é a nova namorada do Rodrigo Santoro.

Além do mais, mesmo em meu "micro perfeito", há páginas que não consigo carregar. E já que o problema não é meu, vejamos:

  • Hospedar páginas em Cingapura ou qualquer outro país do outro lado do mundo pode não ser uma boa idéia mesmo com o dólar caindo. O mesmo pode ser dito sobre redirecionamentos hospedados em Tokelau e Tuvalu. Tente um traceroute.
  • Servidores Web exigem dedicação e upgrades. às vezes, dá para sentir uma página que está fazendo o servidor processar, processar, processar... só não dá para sentir mesmo o cheirinho de queimado.
  • Entupir a página de gráficos, applets Java e shockwaves não é recomendado também por causa disso.
  • Se parte do conteúdo do site está em banco de dados, otimize as rotinas de seleção dos dados. Um select do tipo "tananan, tananan, tananan" é bem mais eficiente do que um "*". Os resultados são visíveis.

E se nada disso melhorar o desempenho do seu site, lembre de uma dica do Nielsen sobre informação do status do sistema. Ele foi apropriado das regras de usabilidade de software, mas serve também para websites. A Catho e a Empregos.com.br fazem isso em seus sistemas de busca.

publicado em 07/05/2003, às 13:18 | comentários: 1 | comente!


 

Comentários

antonina diz:
Gravatar
penso k e uma boa historia k aqui consta mas deveriam escrever mais sobre computadores e a sua historia premenorizadamente ............. lol.......
enviado em 13/10/2005, às 06:25