Algumas guidelines de usabilidade
em Usabilidade
Promessa é dívida e a partir de hoje estarei falando um pouco sobre guidelines em ergonomia. Estou usando como base o artigo Critérios Ergonômicos para Avaliação de Interfaces Homem-computador |E|F| |pdf|, de J. M. Christian Bastien e Dominique L. Scapin. Divirta-se!
Mas o que são as tais guidelines, afinal?
As guidelines às quais estou me referindo aqui são um conjunto de princípios básicos e gerais sobre interação homem-computador. Estes princípios são tão gerais que você pode abstrair conceitos para uma mídia específica. No caso deste blog, estou puxando a sardinha para o lado da Web, mas podem ser aplicativos multimídia para CD-Rom, aplicativos para dispositivos móveis, softwares em geral, caixas de banco, menus de DVD, etc.
Estes princípios geralmente são elaborados dentro de um laboratório, com um número controlado de usuários conectados a uns fios. Estes fios são conectados a alguns equipamentos que dão choques e medem as reações dos sujeitos a cada evento mostrado na tela... Bem... acho que não deve ser bem assim... Enfim, as guidelines fazem parte de trabalhos reconhecidos academicamente, testados através do método científico e tudo mais, e você pode citá-las à vontade na sua monografia que não há orientador que vá questionar.
Orientação: Oriente-se!
publicado em 27/05/03
Carga de trabalho: Não me faça pensar!
publicado em 02/06/03
Controle explícito: Quem manda aqui sou eu
publicado em 10/06/03
Adaptabilidade: Sob medida
publicado em 08/07/03
publicado em 27/05/2003, às 09:04 | comente!