Menos... por favor, menos...
em Usabilidade
é só comigo ou você também se incomoda com aqueles vendedores que chegam e gritam "bom dia" assim que você põe os pés a cinco metros da porta de uma loja? Eles dizem que é para ficar à vontade, dizem seu nome, dizem para pegar uma sacolinha e que qualquer coisa é só falar com eles (aí eles repetem o nome deles). Sempre caio nessa. Penso que assim que o sujeito se afastar terei um pouco de paz para olhar os produtos. Mas ele não se afasta... nunca... Ele fica me seguindo e não de muito longe. Se eu tocar em alguma mercadoria e me afastar, ele imediatamente entra em ação dizendo que há aquele produto em outras cores, modelos, estampas, tecidos e que tem um par de sapatos liiiiindo que tudo combina direitinho. Normalmente, esta é a minha deixa para entregar a sacolinha e ir embora. Para nunca mais...
Sou daquele tipo de consumidor que sei o que quero, sei o que combina com o que e sei o quanto devo gastar naquele tipo de produto naquele mês. E não me olhe assim, pois não devo ser a única. Sou daquele tipo que procura um produto primeiro nas lojas online e só depois vai para a rua.
Pressupondo que eu seja uma cliente preferencial das lojas online, como estas lojas devem me tratar? Gritando "bom dia"? Hum... não né?
A resposta é ser objetivo. Se o usuário está lá para pesquisar e consumir, coisas piscando oferecendo outros produtos irão desviar a atenção do objetivo principal. Assim o usuário terá mais tempo para refletir se ele precisa mesmo daquele produto ou não. Se é para oferecer algo que seja realmente relacionado àquele produto, coloque num box discreto, com uma foto, o preço e um link de "saiba mais". Deste modo, o usuário irá refletir sobre o produto e somente num segundo momento irá notar os produtos relacionados.
Outra resposta é ser conciso. é um exagero aquelas instruções de uso imensas e de letra miúda. Se o usuário tem problemas para ler conteúdo relevante que seja muito longo, imagina instruções de uso de website! As pessoas sequer lêem manual da TV, do vídeo ou do carro. A solução é reduzir de três, quatro linhas de instruções para uma frase curta e em uma cor chamativa.
E não ligue para aqueles velhos gurus que dizem que falta o calor humano nas lojas online. Foi por isso que inventaram o do tal CRM para a Web, uma boa ferramenta para o motivo errado. Talvez tudo que o consumidor não queira seja todo este calor humano e sim uma ajuda se ele precisar. Somente se ele precisar.