pixeladas aleatórias


Oriente-se!

em Usabilidade

Orientação:
A orientação do usuário se refere aos meios disponíveis para aconselhar, orientar, informar, instruir e guiar os usuários através de suas interações com o computador (mensagens, alarmes, rótulos, etc.), incluindo de um ponto de vista léxico. |*|

Existe uma postura básica que devemos tomar toda vez que iniciamos um planejamento de um website: Não fazemos sites para nós mesmos ou para os nossos clientes. Fazemos para o usuário, por mais abstrato que ele possa parecer. Indepententemente do estudo de público-alvo demonstrar que ele é safo, que é capaz de encontrar qualquer coisa em qualquer lugar, este usuário terá que aprender a lidar com o website, por mais simples que seja a sua interface.

O aprendizado torna-se crítico no website porque é simples demais clicar no botão de fechar do browser. Totalmente diferente daquele software que custou duzentos dólares, ou dez reais com seu fornecedor... não importa. A predisposição para o aprendizado é bem maior em outros aplicativos do que nos sites.

É essencial para uma boa orientação que a navegação seja clara e constante. Se houver menus, que os itens semelhantes sejam também visualmente semelhantes e que estejam agrupados de alguma forma na interface. Além disso, devem estar numa ordem cujo critério seja facilmente identificável.

Faça você mesmo o teste de orientação: Em algum ponto do website, pare e se pergunte onde está, de onde veio, se consegue voltar para lá e para onde pode ir daí. Se você se embananar em alguma destas perguntas, será que o seu usuário não vai se perder também? Lembre-se que a Web é uma mídia não linear e seu usuário pode ter caído neste mesmo ponto sem passar pela homepage. Analise o contexto da página e veja se o seu site está claramente identificado nela.

E cuidado com os rótulos dos seus links. Não há nada mais louco do que o link de "voltar". Ele pode ser um simples history back ou pode ser um voltar para uma seção ou uma página relacionada. Mencione sempre para onde você está mandando o usuário, principalmente se você está mandando ele para fora do seu site.

A guideline da orientação no caso do websites pode não se resumir apenas a mensagens e definições de procedimentos, mas sim uma oportunidade de apresentar dicas sobre o funcionamento do sistema. Mas cuidado com o exagero. Dizer muito é o mesmo que dizer nada. Mensagens enormes com todos os advérbios e preposições num português corretíssimo pode simplesmente não funcionar. Tente mensagens breves, claras, objetivas, e em vermelho, negrito.

Mais disso:

  • sobre ajuda nos sites: capítulo 10 do "Back to User", de Tommy Sachs e Gary McClain
  • sobre navegação: capítulo sobre navegação do "Projetando Websites", de Jakob Nielsen

publicado em 27/05/2003, às 09:33 | comente!