pixeladas aleatórias


Exige-se conhecimentos em usabilidade

em Usabilidade

Levei um susto quando li uma oferta de vaga para estagiários em Design semana passada. Além dos softwares padrão, tipo Photoshop e Flash, a empresa exigia conhecimentos em usabilidade. Acho que deve ser por isso que este blog teve um pequeno aumento nas visitas. Imagina você, o pobre estudante, procurando no Google por "tutorial usabilidade". 8;D

Sob o ponto de vista do candidato à vaga, esta exigência pode parecer inatingível ou pode ser mais uma daquelas exigências absurdas que as empresas fazem porque o mercado está saturado de profissionais. Mas tenho comigo algumas hipóteses sobre o que está acontecendo.

Algumas consultorias contratam estagiários em design que trabalham normalmente nos projetos desenvolvidos, usando o tal do Photoshop e do Flash, durante o ano todo. Quando aparece um trabalho de avaliação de usabilidade, usam este estagiário para acompanhar as avaliações. No mundo ideal, não é recomendável pegar um garoto cheio de idéias, mas pouca experiência, para conduzir estas avaliações. Mas na nossa realidade... ou é isso, ou é prejuízo da empresa, ou é conta para outra consultoria que usa um estagiário...

Em casos assim, o candidato deve conhecer bem os métodos de avaliação, assim como os princípios de interação homem-computador. Alguns cursos de usabilidade fazem simulações destas avaliações, além de explicar a diferença entre os vários tipos e como escolher entre elas. Mas é o caso também de exigir dos cursos superiores de Design que abordem mais profundamente esta questão. Talvez umas horinhas a mais na disciplina de Ergonomia dêem conta do recado.

Não acredito que empresas não especializadas em design estejam procurando por um estagiário qualificado a este ponto. Talvez estejam somente procurando um aprendiz que tenha bom senso e consciência durante o desenvolvimento. Neste caso, deve-se começar lendo o livro do Krug e alguns artigos do Nielsen.

Obs.: Para os candidatos visitantes, tenho que dizer que não existe este tal "tutorial usabilidade". Você pode ler algumas recomendações, mas a consciência de ajudar o usuário está dentro de você, Gafanhoto. Boa sorte!

publicado em 16/06/2003, às 09:44 | comente!