pixeladas aleatórias


É tudo uma questão de controle

em Usabilidade

O bom e velho Jakob Nielsen ressurgiu das cinzas, publicou um artigo bombástico e provocou burburinhos nas listas de discussão. No Alertbox intitulado PDF: Unfit for Human Consumption, Nielsen cutucou a Adobe com a vara curta. Se lembrarmos o seu histórico com a Macromedia, isso cheira a consultoria multimilionária.

Mas o alvo de suas críticas mais fervorosas não foi exatamente o Acrobat, mas sim a estrutura do documento em formato PDF com a finalidade para leitura no monitor. Mas, convenhamos, o PDF não é destinado para ler no computador. Para mim, o Acrobat Reader sempre foi apenas um preview chique para impressão. Aliás, tente achar no menu do Reader o item Print Preview.

Quando os desenvolvedores publicam um documento apenas neste formato não estão preocupados com sua edição posterior ou com sua leitura on line. O que interessa aqui é somente uma boa impressão. Esta decisão é tomada justamente porque o texto é grande demais para ser lido no computador ou porque é absolutamente necessária uma impressão fidedigna. E já que é para ser impresso mesmo, que seja impresso bonito e não aquela surpresa desagradável da impressão direta do HTML.

Veja também:

publicado em 19/07/2003, às 22:18 | comente!