pixeladas aleatórias


Como perder um usuário em 10 dias

em Usabilidade

A Casa Branca anunciou que não será mais possível enviar um e-mail diretamente para o presidente George W. Bush. Desde 1993, bastava escrever para o endereço president@whitehouse.gov que sua mensagem chegava até o presidente norte-americano, não importando a relevância do conteúdo ou sua vertente política. Agora você tem que preencher um formulário monstro afirmando que você não tem nada contra o presidente, contra a política externa do governo norte-americano, bla, bla, bla. Aparentemente, esta história de Internet livre é coisa de democrata, mas não temos nada a ver com isso...

Sério, não temos os novos dados, mas, antes da mudança, o correio eletrônico do presidente recebia 15 mil mensagens diariamente. Imagine a quantidade de spam no meio disso. E imagine também quantas estagiárias trabalhavam para filtrar o que era realmente importante. Dificultar o acesso dos cidadãos ao e-mail do presidente se tornou um caso de sobrevivência para o TI da Casa Branca. Esta estratégia pode funcionar para diversos casos e pode ter a melhor das intenções, mas o efeito dificilmente não será negativo junto aos usuários.

A notícia sobre o sistema de envio de mensagens da Casa Branca na Folha de São Paulo.

Não é só no mundo virtual que os norte-americanos estão querendo se isolar do resto do mundo. Agora, o visto é obrigatório até para quem está apenas fazendo escala em algum aeroporto norte-americano. Deste jeito, somente quem tem muita vontade mesmo de jogar uma bomba neles vai ter paciência para viajar para lá.

publicado em 29/07/2003, às 16:24 | comente!