Ei! Você está na contra-mão!
em Usabilidade
Toda a comunidade de profissionais da Web ficou chocada nesta manhã com o grupo Estadão. A partir de hoje, O Estado de São Paulo e o Jornal da Tarde irão publicar o seu conteúdo na Internet apenas em formato Adobe PDF e não mais em HTML. Isto significa que seus sites serão apenas espelhos da versão impressa.
Este fato lembra um papo de 1990 e bolinha quando muitos jornalistas diziam que a Internet iria acabar com o jornal e com o emprego deles. Outros especialistas em mídia afirmavam que leitor sente falta da organização hierárquica da informação das páginas de jornal, além dos dedos sujos de tinta no final da leitura. O tempo e diversas pesquisas provaram que nada disso é verdade. Há oportunidades para todos em todos os momentos da vida do leitor/usuário. Pena que tem alguém no Estadão que congelou em 1990 e bolinha acordou somente agora.
Para tornar o caso mais absurdo, o arquivo abre dentro de um pop com frames (!), sendo impossível clicar com o botão direito para dar o save as. Eu, por exemplo, não consigo ver os formidáveis pdfs do Estadão.
Ué... eu tenho o Acrobat... por que não está funcionando? Ah... é porque tenho o Acrobat Acrobat e o Acrobat Acrobat não abre no browser... só o Acrobat Reader abre no browser... hum...
Usabilidade: zero. Acessibilidade: zero.
Particularmente, me sinto ofendida. Tantos profissionais envolvidos nesta questão, tanto tempo queimando neurônio para descobrir meios de enriquecer o conteúdo do jornal dentro de um site na Internet para nada! Sim, porque uma empresa do porte do grupo Estadão entregar os pontos deste jeito e tomar uma atitude anacrônica destas... não há explicação! Seria cômico se não fosse trágico.
Veja também:
- O release mais esfarrapado dos últimos tempos: Estadão e JT ganham íntegra na internet.
- Estadão inova para piorar, do jornalista Luciano Martins Costa no Observatório da Imprensa
- E eles acabaram fazendo uma versão txt do PDF!
publicado em 31/10/2003, às 13:04 | comentários: 1 | comente!