pixeladas aleatórias


E este é o fim do dábliu dábliu dábliu?

em Usabilidade

O site http://no-www.org está propagando pela rede que o www está perdendo o valor. Segundo este site, os websites devem ser configurados para redirecionar o tráfego do www diretamente para o domínio. Entendo que esta é uma atitude que visa a simplificação do processo, o que é louvável, mas não deixo de ficar um pouco apreensiva com campanhas como estas.


Websites não devem ser configurados para perderem o www de vez. O www é um indicativo para vários usuários de que aquele é de fato um endereço de um website, e não um de e-mail ou um de FTP. Está na memória de qualquer usuário da Internet. Tanto é assim que endereços começando sem o www causam estranhamento, se não confusão. Tente, por exemplo, dar um nome de um site para alguém que não comece com www. Você terá que dizer o http:// ou confirmar para ele que realmente não precisa do nome do servidor ou que o nome do servidor é diferente.

Por outro lado, é tão simples quando você digita no Internet Explorer sem precisar do www. Recursos como o AutoCompletar são muito mais eficientes nestes casos. Sem falar que os endereços ficam menores e cabem em qualquer espaço em qualquer folheto.

A solução, a princípio, deve ser manter os dois endereços funcionando. Particularmente, não gosto dos redirecionamentos silenciosos, que o no-www.org classifica como Class B. Um bom exemplo é o próprio Blogger, que aceita tanto http://www.simonevb.com/ quanto http://simonevb.com/. Os templates oferecidos mantêm a navegação de acordo com o endereço que foi inserido pelo usuário.

publicado em 24/11/2003, às 12:08 | comentários: 1 | comente!


 

Comentários

Noxnoctis diz:
Gravatar
Mera questão de hábito. Hoje em dia o que não falta são blogs hosteados no Blogspot que não tem WWW em suas URL. Há outras maneiras do usuário identificar que o texto é uma URL. O HTTP e o TLD, por exemplo. Fora o contexto geral. Programas já transformam o texto precedido por um HTTP automaticamente em link. De fato, o WWW é um inútil estorvo que toma preciosos segundos.
enviado em 28/06/2004, às 10:22