Usabilidade não limita a criatividade
em Usabilidade
Faz tempo que ouço calada a certas expressões prontas de alguns profissionais da Internet. Mas agora resolvi falar sobre elas nos próximos posts, ligeiramente inspirada por um artigo do Nielsen.
Sem dúvida, a frase que mais ouço é que a usabilidade mata a criatividade. Acredito que, em certos casos, esta frase é apenas uma desculpa para tentar esconder a preguiça. Acredite! há gente aí fora que faz coisas como todo mundo faz, seja para estabelecer falsas convenções e não pensar mais nisso, seja por que não tem paciência para achar sua própria solução. Isto evita queimar neurônios durante o expediente, mas este tipo de atitude atrasa o desenvolvimento de qualquer profissional.
Fato: Projetos possuem pré-requisitos e eles devem ser cumpridos. Os profissionais envolvidos, normalmente, são pagos para isso. Os grandes profissionais se destacam, não copiando soluções de sites similares, e sim reinventando a Web a cada tela, a cada projeto, de modo consciente e não porra-louco.

Compare as homepages da HP e da Dell. Apesar da navegação em L invertido ter sido abolida nestes sites, há algo estranhamente familiar nestas estruturas. E não me diga que é culpa da usabilidade!
Se você quiser extrapolar qualquer requisito, seja um artista e faça o seu próprio site pessoal. O 60x1.COM é exemplo perfeito. Este site é inteiramente consitituído de splash pages. O designer usa barras de rolagem verticais, coisas piscando, alertas irritantes do JavaScript, todas as práticas mais abomináveis do webdesign amador para expressar uma crítica política marcante e genial. Mas veja bem: o objetivo deste site é puramente a experiência do usuário e não estão inclusos metas de audiência, retorno do investimento etc. Aposto que, em seu portfolio particular, este designer possui diversos sites plenamente projetados e desenvolvidos de modo consciente. E são estes sites que pagam as contas.
Outra visão sobre isso em:
- Misconceptions About Usability, de Jakob Nielsen.
- Discussão sobre o artigo de Nielsen no Cre8asite Forums.
publicado em 18/11/2003, às 20:52 | comentários: 1 | comente!
Comentários
- André M. diz:
- Também não concordo que a usabilidade mate a criatividade. Acho muito importante considerarmos as questões de usabilidade, bem como acessibilidade assim como seguir os padrões especificados pelo W3C. Acho que isso ajuda um pouco a eliminar certos "web designers" de quinta categoria que produzem sites com códigos absurdos que demonstram certa falta de conhecimento no assunto e que muitas vezes nem sabem direito o que estão fazendo. Não teremos mais (ou teremos cada vez menos) os "sobrinhos", estagiários, "cunhados" que, só porque mexem aqui e ali num editor de html, terminam fazendo sites importantes e se auto-denominam "web designers".
- enviado em 28/06/2004, às 00:44