pixeladas aleatórias


Um mesmo site diferente para cada um

em Web Standards

Existe uma mania estranha entre vários desenvolvedores de websites que conheci, [inclusive eu mesma], de querer fazer a mesma página igualzinha que está no arquivo psd para o browser. Cada pixel deve estar em seu lugar exato em todos os navegadores e em todos os sistemas operacionais possíveis. Isso é utopia pura, mas, na nossa cabeça, não custa muito tentar a perfeição.

Num dia destes, eu mesma cansei. Website bom acabou sendo aquele que funciona em 100% dos casos e para 97% dos usuários é totalmente fiel ao design original. Me parece mais sensato assim, apesar de muita gente cair de pau em cima porque não testei no Konqueror ou no browser da AOL. Faz favor! Eu prefiro que meu site esteja mais bonito para o Google bot, por exemplo, do que para estes sujeitos que quase ninguém usa.

Além do mais, enxergo muito pouco conceito criativo em layouts que podem ser estragados por pixels fora dos lugares exatos na página onde foram concebidos pelo designer. Colunas inteiras fora do lugar não, né? Mas certos alinhamentos me parece um preciosismo que horas de desenvolvimento a mais não pagam. Nem o cliente quer pagar. Portanto, entre pixels fora do lugar e um código mais limpo, mais enxuto e validado até a última linha, eu prefiro o código.

De qualquer forma, é bom reiterar aos apressadinhos que é essencial testar cada página em vários navegadores, sistemas operacionais e resoluções de tela. Estes testes podem e devem constar das horas de desenvolvimento no orçamento, no contrato e no cronograma. Isso dá credibilidade a você e sua empresa.

Para saber onde testar, melhor fazer um levantamento de estatísticas do seu website ou de outros com um público-alvo semelhante. Nestas horas, um Webtrends ou um simples Site Meter já é uma mão na roda.

Faça contatos com amigos que tenham Macintosh e Linux. Peça para eles testarem os sites para você e enviar print screens de algumas das telas. No final do projeto, você manda uma caixa de chocolates. 8;)

Outra alternativa é visitar cibercafés. Normalmente, estes lugares usam umas máquinas toscas para uso de interneteiros. Serviços como o Browsecam também são válidos. Dependendo do tamanho da sua empresa, o custo mensal para uso ilimitado não fica tão pesado assim e você pode anexar os relatórios à documentação de entrega do produto. Um luxo só, menino! 8;)

publicado em 24/06/2004, às 16:10 | comentários: 3 | comente!


 

Comentários

Dérick diz:
Gravatar
Posso fazer um blog com as medidas da pagina do tamanho que eu quiser? Se der para fazer isso, como faço? Obrigado! =)
enviado em 25/06/2004, às 01:57
simone diz:
Gravatar
Bem... eu não entendi a sua pergunta... É em relação àresolução de tela, tableless, HTML básico ou o quê? []s
enviado em 25/06/2004, às 11:53
Ana Carolina diz:
Gravatar
Estou com você! A minha mãe faz quadrinhos infantis. Resolvi fazer um site pra ela e caprichar no layout (http://quadrosinfantis.cjb.net). Testei em 2 browsers, IE e Firefox, e deu muiiita diferença entre os dois. Fiquei apanhando até conseguir uma melhora razoável, apesar de ainda haver sutis diferenças na visualização entre os dois. Eu nem imagino como está a visualização no Macintosh do meu amigo. É melhor pedir uma ajuda a ele para não fazer feio. PS: Gostei da idéia dos chocolates :)
enviado em 25/06/2004, às 18:18