Banheiros modernos
em Usabilidade no mundo real
Recebi este texto por e-mail hoje, juntamente com as fotos:
Here's a picture of a public toilet in Switzerland that's made entirely out of one-way glass. No one can see you in there, but when you are inside, it looks like you're sitting in a clear glass box.
Would you use it?
Independentemente de ser um hoax ou não, me questiono mesmo se usaria este artefato. Além da conhecida inibição feminina com banheiros públicos, há o fator segurança mesmo. Por mais que vejamos com os nossos próprios olhos, antes de entrar, que é um ambiente seguro, como se livrar daquela vozinha irritante repetindo ladainhas medrosas no ouvido?
Isso não é muito diferente do que sente um usuário de internet banking ou algum site de e-commerce. Basta mesmo olhar para aquele cadeado na barra de status para ceder a sua senha do banco ou o número do seu cartão de crédito? É o suficiente?
Há uma série de informações que um site pode trazer para passar a confiança para seus clientes e consumidores. E não serão selos de auditorias que nem concurso de televisão. Um número de telefone ou um atendimento via chat é um começo. Além disso, informações sobre formas de pagamento e sobre prazos de entrega logo no início do processo também é muito bom. Mas como mostrar para o seu cliente que você é você mesmo e que os dados estarão seguros?
Por outro lado, este banheiro parece ter sido concebido uma função muito específica de apenas cumprir uma obrigação de existir e não de ser usado. Posso até imaginar o sujeito preenchendo o briefing deste banheiro e mencionando algo como "pouco confortável", "inibidor", "muito limpo". Veja só este alumínio gelado desta peça única que une pia e vaso sanitário. Deve ser uma maravilha durante o inverno suíço!
Se for isso mesmo, este banheiro está cumprindo sua função. É uma bela peça para o centro da cidade, de fino acabamento. Demonstra modernidade. Além disso, nem precisa de um aviso de "use apenas em caso de necessidade". Apesar de ser lindo, eu prefiro o banheiro da minha casa.
publicado em 08/07/2004, às 17:23 | comentários: 1 | comente!
Comentários
- spark diz:
- Sob o prisma da semiótica, ainda pode-se usar um jogo de cores que deixe o usuário confortável com seu site/aplicativo. Mais, generalizando, pense em elementos gráficos sóbrios e suaves. Obviamente, o design do site / aplicativo / banheiro depende do seu público alvo. Se aquele banheiro foi colocado na saída de uma zona de boites, vai ser bem utilizado, mesmo com os seus 'problemas', ou, talvez seja mesmo um atrativo... depende do público :)
- enviado em 08/07/2004, às 18:21