pixeladas aleatórias


XML e as possibilidades para o usuário comum

em Web Standards

Hoje me empolguei! Esqueci por alguns momentos que estou trabalhando há vários dias sem parar e achei disposição para fazer alguns testes no blog. Semanas atrás instalei o plug-in GetXML para Movable Type para colocar alguns links do del.icio.us. Não satisfeita, publiquei logo uma página inteira para todos os links. Acabei fazendo o mesmo para o blogroll. O que antes era apenas um link para o Bloglines e um download de um arquivo OPML, agora é conteúdo de verdade.

Ando encantada com o XML, confesso. Estou trabalhando com XSLT e senti um pouco as limitações do plug-in. Mesmo assim consegui salvar minhas informações que estavam em outros sites e formatá-los ao meu bel prazer. Tudo tão simples como editar templates de blog. Em outras palavras, dados contidos num arquivo XML podem ser manipulados por um usuário intermediário da Web sem maiores complicações. Pelo menos, aqueles XMLs básicos que são exportáveis por aplicações Web.

Até aí, nenhuma novidade. Estou surpresa é que finalmente a interoperabilidade da Web está de fato deixando a esfera teórica e atingindo os grandes sites. Não falta muito para seja um senso comum que qualquer aplicação Web que não permitir algum tipo de exportação de dados para outra webapp será totalmente obsoleta. O usuário comum pode não perceber conscientemente que aquele dado lhe pertence, mas é uma delícia (leia-se, diferencial) entrar num site como o 43Things e dar o seu login do Flickr. Feito isso, seu perfil é recheado com suas fotos, sem nenhum sofrimento para a carga inicial nem para a manutenção. Orkut e Fotolog já é tão semana passada...

publicado em 05/04/2005, às 18:23 | comentários: 2 | comente!


 

Comentários

Gean diz:
Gravatar
Simone, O Zeldman fala exatamente disso no seu livro Designing with WebStandards. Eh engracado.. Hoje no caminho para o trabalho estava lendo o livro e vai de encontro a tudo o que voce falou. Ou seja, estamos no caminho certo :) Abraco!
enviado em 06/04/2005, às 13:57
marcelo diz:
Gravatar
sem querer ser chato ... e ja sendo Gean ... "vai de encontro" = choque o correto seria "vai ao encontro" [ ] s
enviado em 06/04/2005, às 18:28