pixeladas aleatórias


Ploc não! Flock...

em Navegadores

Flock logoA expectativa geral da comunidade na semana que o Firefox conquistou 100 milhões de downloads está voltada para a fase final de desenvolvimento do navegador Flock. A equipe conta com alguns dos colaboradores iniciais do Mozilla. A proposta é integrar ao browser ferramentas de colaboração, publicação para weblogs e fotologs, rede social e tudo mais que faz barulhinho na tal Web 2.0. Tudo com engine by Mozilla, claro...

O navegador não pode ser mais uma janela nua, trancada em si mesma. A demanda por extensões, barras de ferramentas e funcionalidades rodando no sidebar no Firefox demonstra isso. Os usuários precisam incluir, editar e compartilhar informações e, em muitos casos, precisam de programas complementares como um editor de texto ou de HTML.

Enquanto esperamos o vazamento de alguma versão, algumas telas para deixar água na boca:

Flock: About Flock: Editor Flock: Editor de artigos para weblog Flock: Editor de artigos para weblog Flock: Organizador de favoritos Flock: Propriedades avançadas Flock: Leitor de feeds

Leia também:


UPDATE!

Apenas uma hora após a publicação deste artigo, recebi um e-mail avisando sobre uma versão de testes disponível para download.

A primeira impressão é ótima.

Toda a interface é também herdada do Firefox. Isto significa redução drástica no tempo de aprendizagem. Tabs, menus, campo de busca, está tudo lá, inclusive o link para baixar as extensões.

A interface para edição de artigos do em weblogs é muito fácil. Um botão na barra de ferramentas abre uma janela com o pedido para configurar o endereço do blog. Após esta configuração inicial, a inclusão e a alteração de artigos é realizada num editor WYSWYG com algumas poucas opções como negrito, itálico, listas e links. É possível incluir fotos de qualquer usuário do Flickr para seu novo artigo com um drag and drop, redimencionando-as. Todo o processo é absurdamente simples.

Outro feature deste navegador é a possibilidade de compartilhamento de favoritos via del.icio.us. Para postar um link no site, é só clicar na estrela ao lado do campo URL. Todos os seus favoritos no site podem ser gerenciados por uma interface própria do browser, inclusive tags (com algumas restrições).

Este navegador é uma opção muito madura ao Firefox. No entanto, apesar de sua facilidade de uso e mercado potencial extenso - leia-se todos os blogueiros e usuários do del.icio.us -, seu público-alvo estará restrito aos super-usuários nos próximos meses. Se você é um, assine a convocação!

publicado em 20/10/2005, às 18:19 | comentários: 5 | pings: 1 | comente!


 

Tracks

Flock - até agora nada empolgante
É muito provável que a essa hora você já tenha ouvido falar pelo menos uma vez do Flock, um browser — baseado no mesmo engine do Firefox, o Gecko — com algumas funções de interação com ferramentas “sociais” integradas, ...
publicado no Bruno Torres, em 21/10/2005, às 04:45

 

Comentários

Webdotx diz:
Gravatar
Eu vi por auto e fiquei interesado parece o Filhote de Firefox Talvez por isso que é Flock rs
enviado em 21/10/2005, às 17:58
Monthiel diz:
Gravatar
Achei o Flock muito bacana meu, gostei bastante, mas ainda não da para largar o Firefox para ficar com ele, até pq é um feto do firefox, ainda tem muito a aprender...rs.r.sr.s
enviado em 23/10/2005, às 14:24
André M. diz:
Gravatar
Flock é quase idêntico ao Firefox e eu acho que até mesmo já vi este tema antes (acho que foi no site da Mozilla). Mas o mais interessante é que o Flock abre arquivos SVG tal como o Firefox 1.5b2! Isso é muito bom!
enviado em 26/10/2005, às 14:26
ernisio@vba.com.br diz:
Gravatar
gostei do nominho dele, gente. e vcs?
enviado em 27/10/2005, às 14:30
Edson C Minati diz:
Gravatar
Colegas, Instalei o Flock versão 0.5 e já não estou mais conseguindo parar de usá-lo! É muito mais rápido que o IE e o Firefox. Já havia instalado o Firefox que é muito bom e mais seguro que o IE, porém um pouco mais lento que o IE e por esse motivo já não mais está em meu PC. Acredito que o FLOCK vai revolucionar muito ao chegar em uma versão estável.
enviado em 15/11/2005, às 09:46