pixeladas aleatórias

Cibercultura


Padrões emergindo da estática

Quando muitos falam, pouco se entende. No ciberespaço hoje, mais do que nunca, muitos falam para muitos de modo homogêneo, resultado da contínua facilitação dos meios de publicação de conteúdo on line, do hábito dos bloggers de apenas reproduzir notas para adicionar comentários ou splogs. Os weblogs ainda são considerados ruído comunicacional, mas admitimos que é um fenômeno tão poderoso quanto a própria WWW. Prever seu retrocesso é também apostar na descontinuação da Web.

Resta, então, para as grandes empresas e mídias tradicionais construir formas de capitalização destes padrões que surgem das várias correntes lingüísticas e ideológicas que convergem para a Web. Mesmo agora dispondo livremente do melhor instrumento democrático já inventado estamos ainda sujeitos à manipulação?

Leia mais »

publicado em 25/10/2005, às 16:55 | comentários: 14 | comente!


Inventário de bens virtuais

É meu desejo que este blog seja excluído da rede, substituído unicamente por um erro 404 cor-de-rosa. Minhas contas de e-mail perderão o prazo de validade sem que nenhuma mensagem seja vista ou salva. Meu perfil no Orkut será deletado, assim como todas as outras contas em sites de redes sociais. Todo o conhecimento por mim compreendido e compartilhado pela rede será reciclado e ganhará o nome das gerações futuras. O Google irá se esquecer de mim, assim como os spammers. Desaparecei da Net num fade contínuo devido aos caches de servidores e computadores pessoais.

Qualquer coisa, por favor, qualquer coisa menos estas homenagens póstumas recheadas de clichês. Por favor, respeitem o meu direito de ser reciclada e não perpetuem em bytes a pior coisa que irá me acontecer na vida real.

Noticiário policial:

publicado em 29/03/2005, às 20:02 | comente!


A conseqüência real sobre nossos atos virtuais

Passado o choque inicial da notícia sobre um site de caça a animais, que postei aqui recentemente, comecei a refletir novamente sobre imersão. A que ponto estamos dispostos, enquanto usuários, a imergir em realidades através do computador? E, enquanto desenvolvedores, o quanto devemos estimular isso?

Leia mais »

publicado em 22/11/2004, às 17:38 | comentários: 2 | comente!


Diariamente

Comprei uma bolsa maior semana passada. A que estava usando para ir trabalhar não comportava o número de gadgets que eu *preciso* todos os dias para ir até o trabalho e voltar. Um celular que realiza chamadas e envia mensagens de texto, uma câmera digital para aqueles flagrantes, um tocador de MP3 para me isolar de toda esta loucura, um handheld para pôr alguma ordem na minha vida. Meus brinquedos constituem uma nova estrofe para aquela velha canção da Marisa Monte.

Leia mais »

publicado em 03/11/2004, às 12:01 | comentários: 1 | comente!


É mesmo só um álbum de figurinhas?

Ao contrário do que a mídia quer provar para você, o Orkut não é apenas um álbum de figurinhas inútil. Basta aprender a usar com sabedoria e moderação.

Leia mais »

publicado em 25/06/2004, às 13:07 | comentários: 6 | comente!


Seja bem-vindo à minha casa

Nos tempos da faculdade, fiz um paper sobre o livro O Espaço Crítico, de Paul Virilio. Em certa altura do livro, o autor fala de como, no futuro, as pessoas irão tender a sair cada vez menos de casa e interagir entre si de outras formas que não o contato físico. Como eu era tola, inocente e de pensamento curto, fui extremamente crítica à esta idéia [acho que minha nota também não foi muito boa...]. Aleguei que o ser humano vive em comunidades e comunidades pressupõem interação direta [não ria de mim, pls].

Leia mais »

publicado em 18/11/2002, às 14:49 | comentários: 1 | comente!