pixeladas aleatórias

Web Marketing


Lista negra

Poucas coisas acabam tanto com o meu dia do que gente imediatista e burra. Quantas vezes teremos que repetir que técnicas de web marketing como o comment spam é para os fracos? E mais: estes fulanos são mesmo uns otários se acham que terão algum retorno financeiro com isso.

Qualquer blogueiro que se preza irá excluir o comentário antes que ele chegue ao Google e afins.

Até hoje, tinha recebido apenas este tipo de spam de cassinos on line. Mas, pelo jeito que as coisas caminham, veremos esta praga se espalhando pelas mentes de brasileiros também. Irei publicar aqui todos os sites ponto-com-ponto-br que praticarem este tipo de spam aqui neste blog.

É guerra sim!

Leia mais »

publicado em 29/06/2005, às 18:15 | comentários: 12 | comente!


Que fotolog, que nada!

Será que a nova onda na rede será a dos videoblogs? Haja banda larga! 8:D

Se alguém aí estiver de bobeira com algum dinheiro no banco, corra, registre algum domínio e comece a trabalhar num site. Mas, por favor, nada de gratuito tipo o Fotolog, ’tá? Faça um serviço direitinho, com cálculo de custos, hospedagem decente, estratégia para estimular a interação entre os usuários etc. Não serve também aqueles álbuns fechados para usuários amigos porque álbum de foto é para imprimir e não para compartilhar, ok?

publicado em 09/11/2004, às 14:19 | comentários: 3 | comente!


Não!!! Anúncios no RSS não... muito tarde...

Santa ingenuidade, Batman! Não notei mesmo que o tiro no pé dos amigos do blog de Usabilidade e Arquitetura de Informação pertencia um padrão. Só hoje percebi isso lendo uma matéria na Wired. Várias empresas já estão adicionando anúncios aos seus feeds.

Leia mais »

publicado em 15/10/2004, às 11:21 | comentários: 7 | comente!


Haja redes sociais!

Fui convidada para mais uma social networking neste final de semana. A bola da vez agora é o Link, do grupo Estadão. Parece que os meus maiores receios se concretizaram. Cada empresa mais ou menos metida a grande vai querer ter o seu próprio site de rede social.

Leia mais »

publicado em 11/10/2004, às 10:54 | comentários: 3 | comente!


O blog das segundas-feiras

Hoje é um dia especial para este blog e para mim. Estaremos, até o fim do dia, completando 7 mil visitantes em quatro meses. Isto é fantástico para uma página pessoal. Há muitos websites corporativos que não conseguem isso em um ano.

Analisando os relatórios do contador ou do log do servidor Web, podemos saber um pouco mais sobre os visitantes e saber quando e o quê publicar. Este blog, por exemplo, tem suas visitas concentradas no horário comercial. Segunda-feira é o dia de maior acesso da semana inteira. Posso supor então que uma boa parte dos visitantes têm este blog nos favoritos do computador do trabalho e não do de casa. Estes usuários devem acessar este site enquanto os problemas não aparecem ou só para dar uma aquecidinha antes de pegar no pesado. Que tipo de conteúdo posso escrever para quem quer começar bem a semana? As possibilidades de análise são fantásticas!

Descobri, também através deste relatório, que continuo com o velho problema de não conseguir fazer os usuários fuçarem nos arquivos ou mesmo nas outras páginas deste blog. Não adiantou nada colocar aquele pedido no rodapé da página no outro layout, nem o índice de textos por palavra-chave. A única coisa que funciona mesmo é sistemas de busca. Coloquei então um! Quem sabe desta vez eu acerto. 8;)

Mas, por favor, não estou defendendo que devemos usar somente o log ou o contador para saber melhor sobre o público do site e seus problemas de acesso [tem muita gente de TI adoraria ouvir isso de mim...]. é importante ouvir o usuário. Para isso, você deve abrir um canal claro de comunicação de problemas e sugestões. Não faça um formulário monstro, cheio de combos e redirecionamentos e tal. Escreva um e-mail de contato no corpo do texto e coloque um formulário solicitando apenas o nome, o e-mail e o texto. Desta forma, o usuário pode escolher qual canal utilizar.

publicado em 26/02/2003, às 09:09 | comente!


Você tem um blog? Ah, legal... é sobre o quê?

Tem um monte de gente que veio aqui no blog desesperado para ser visto. E põe link, e cria banner, e participa de votação para o Blog do ano, mas fica a questão: Quanto tempo leva o usuário para abrir o seu blog e fechar a janela? Se levou menos que dez segundos, será que valeu a pena tanto esforço para aparecer?

Leia mais »

publicado em 14/11/2002, às 12:19 | comente!


Minino! Não te contei?

Há cerca de dois ou três anos, eu fazia parte de uma lista de discussão sobre negócios na Internet. Havia uns caras fantásticos falando sobre como construir seu plano de negócios e fidelizar os clientes. E havia também muitos loucos pulando fora de seus empregos em bancos e grandes consultorias para ter um pequeno mas lucrativo [eu diria divertido] negócio virtual. Era a Nova economia. O sonho acabou logo depois e muito do que foi dito na época não sobreviveu.

Leia mais »

publicado em 12/11/2002, às 13:43 | comente!


Vote em mim!

Não sei quanto a vocês, mas não gosto de gente pedindo para votar nisso ou naquilo. Pior! Quando colocam aquele alertbox do JavaScript te obrigando a votar. E as pops ups saltitantes do IBest? Vixi! Você vai para homepage e pop!, dá um F5 e pop!

Leia mais »

publicado em 10/11/2002, às 14:44 | comente!


A fórmula mágica do blog de sucesso - II

Mais um blogger famoso colaborou com sua fórmula. Desta vez foi o Edison do Be Happy(ou quase).

[...] Não tem coisa mais gratificante do que ser reconhecido por um trabalho, em qualquer lugar e por qualquer motivo. Acontece com todo mundo, não adianta negar que o sonho de todo blogueiro é ser lido e gostado pela maioria. Esse negócio de fazer Blog e dizer que escreve só pra si e que não se interessa por audiência, é pura mentira. O meu "Be Happy (ou quase)" apareceu no "Of Notes", do Blogger, me proporcionando maravilhosos "quinze minutos de fama" e eu, além de feliz, fiquei curioso. Como se chega lá? Tantos trabalhos melhores que o meu não estão relacionados e outros que por lá passaram, talvez não merecessem tanto. Enfim, fica a curiosodade e a certeza que depois disso, nada será como antes. Em dois meses de vida recebi 1.700 visitas, em apenas cinco dias de "Of Notes", mais do dobro. Hoje, dia 10.11.2002, são 4.150 visitas. Se alguém souber o "modus" de escolha dos blogs lá do "Notes", que me avise. Um abração. Visite o "Be Happy(ou quase)" em http://www.behappy.blogger.com.br. [...]
Edison, do Be Happy(ou quase), em depoimento via e-mail

publicado em 10/11/2002, às 12:07 | comente!


A fórmula mágica do blog de sucesso

Como não adianta perguntar para o Bloggerman o que faz ele escolher um blog para o Blog of Notes e é isso mesmo que você quer saber, vou aos poucos coletando dicas preciosas de quem chegou à lista dos ban-ban-bans do pedaço. O primeiro depoimento é do Ricardo do blog Café Preto:

[...] O Café preto, foi feito com muito carinho
Você não vai acreditar:
Eu não sabia NADA de html
Foi dando muita cabeçada sozinho, que consegui colocar esse template
tudo foi feito com muita pesquisa e determinação
Eu acho que está 85%, falta algumas coisas que quero colocar e ainda não aprendi..rs[...]
Ricado Moraes, do Café Preto, em depoimento via ICQ

publicado em 10/11/2002, às 03:00 | comente!


Quem está lendo este post afinal?

Desde que este blog foi indicado pelo Bloggerman na homepage do Blogger.com.br, vários bloggers entraram em contato pedindo informações de como fazer seus blogs serem mais visitados. Confesso que fiquei chocada com tudo isso.

Leia mais »

publicado em 09/11/2002, às 22:07 | comente!


Eu avisei para não comer todo o doce!

Da próxima vez que te pedirem um banner todo colorido, piscando feito árvore de Natal, você pode oferecer todo um embasamento teórico para dizer não. Com o artigo Banner Blindness: Web Searchers Often Miss "Obvious" Links surgiu um novo termo para denominar o que a gente já sabia de tanto ler relatório dos doubleclicks da vida. O usuário depois de tanto ver banner está ignorando solenemente os quadrinhos piscantes. O uso e o abuso dos banners remontam aos tempos antigos da web pré-quebradeira das ponto-com. Não havia site de Zé das Couves da esquina que não oferecia um plano baratinho de mil page-views. Os mais sofisticados ofereciam o tal do "só se o usuário clicar...". Tem muita gente sobrevivendo até hoje com isso, mas o fato é que o usuário que nunca ligou muito para banner passou a não olhar para ele mesmo nos últimos tempos.

Leia mais »

publicado em 29/10/2002, às 14:21 | comente!