[Anos 50] [Anos 60] [Anos 70] [Anos 80] [Anos 90] [Anos 2000] [Crescimento] [FAQ] [Fontes]
Hobbes' Internet Timeline v8.1
por
Robert H'obbes' Zakon
Zakon Group LLC
Hobbes' Internet Timeline Copyright (c)1993-2005 por Robert H Zakon. Permissão é cedida para uso deste documento, em todo ou em parte, para fins não-comerciais, contanto que esta nota de direitos autorais e um link para este documento, cujo endereço se encontra no final desta página, seja incluído. Requere-se uma cópia do material no qual esta Linha do Tempo seja incluída. Para usos comerciais, favor contatar antes o autor. Links para este documento são bem-vindos após ser enviado um e-mail ao autor com a URL do documento onde aparecer o link. Como esta linha do tempo é atualizada freqüentemente, cópias em outros servidores na Internet não são autorizadas.
(*) Esta linha do tempo foi traduzida para o português por Simone Villas Boas com autorização de Robert H'obbes' Zakon.
- 1957
- A União Soviética lança o Sputnik, primeiro satélite artificial da Terra. Em resposta, os Estados Unidos criam o Advanced Research Projects Agency (ARPA) dentro do Departamento de Defesa (DoD) para estabelecer a liderança dos Estados Unidos na ciência e na tecnologia militar (:amk:)
- 1961
- Leonard Kleinrock, MIT: "Information Flow in Large Communication Nets" (Fluxo de Informações em Grandes Redes de Comunicação) (julho).
- Primeiro artigo sobre a teoria da comutação por pacote de dados (packet-switching, ou PS)
- 1962
- J.C.R. Licklider & W. Clark, MIT: "On-Line Man Computer Communication" (Comunicação Humana On-Line via Computador) (agosto)
- Conceito de Rede Galáctica (Galactic Network), englobando interações sociais distribuídas.
- 1964
- Paul Baran, RAND: "On Distributed Communications Networks" (Sobre Redes de Comunicação Distribuída)
- Redes de comutação por pacote de dados
- 1965
- ARPA patrocina estudo sobre rede cooperativa de computadores de tempo compartilhado
- TX-2, no MIT Lincoln Lab, e AN/FSQ-32, no System Development Corporation (Santa Monica, Califórnia), são diretamente ligados (sem comutação de dados) por uma linha de telefone dedicada de 1200bps; computador da Digital Equipment Corporation (DEC) no ARPA mais tarde adicionado para formar a "Rede Experimental" (The Experimental Network)
- 1966
- Lawrence G. Roberts, MIT: "Towards a Cooperative Network of Time-Shared Computers" (Em Direção a uma Rede Cooperativa de Computadores de Tempo Compartilhado) (outubro)
- Primeiro projeto da ARPANET
- 1967
- Discussões sobre a estrutura da ARPANET lideradas por Larry Roberts no encontro ARPA IPTO PI em Ann Arbor, Michigan (abril)
- Simpósio da ACM sobre Princípios Operacionais em Gatlinburg, Tennessee (outubro)
- Primeiro artigo sobre a estrutura da ARPANET, publicado por Larry Roberts: "Multiple Computer Networks and Intercomputer Communication" (Redes Múltiplas de Computadores e Comunicação entre Computadores).
- Primeira reunião dos três times independentes de redes de dados (RAND,NPL, ARPA)
- O National Physical Laboratory (NPL), em Middlesex, Inglaterra, desenvolve a Rede de Dados NPL (NPL Data Network) sob o comando de Donald Watts Davies, criador do termo "pacote". A rede NPL, um experimento em comutação de dados, usava linhas de 768kbps
- 1968
- Redes de comutação de dados são apresentados à Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA)
- Pedidos de propostas para a ARPANET são enviadas em agosto; respostas são recebidas em setembro
- Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) premiada com um contrato do Network Measurement center em outubro
- Bolt Beranek e Newman, Inc. (BBN) é premiado com um contrato de Comutação de Dados para construir a Interface Message Processors (IMPs)
- O senador norte-americano Edward Kennedy envia um telegrama de congratulação ao BBN por seu contrato milionário com a ARPA para construir o "Interfaith" Message Processor, e os agradecendo por seus esforços ecumênicos
- O Network Working Group (NWG), liderado por Steve Crocker, é organizado para desenvolver host level protocols para comunicação através da ARPANET. (:vgc:)
- O Tymnet é construído como parte do serviço Tymshare (:vgc:)
- 1969
- ARPANET comissionada pelo Departamento da Defesa para realizar pesquisa sobre redes
- São estabelecidos nós enquanto a BBN constrói cada IMP [Honeywell DDP-516 mini computador com 12K de memória]; AT&T fornece linhas de 50kbps
- Nó 1: UCLA (30 de agosto, conectado em 2 de setembro)
- Nó 2: Stanford Research Institute (SRI) (1º de outubro)
- Centro de Informação da Rede (Network Information center, NIC)
- SDS940/Genie
- Projeto de Doug Engelbart sobre "Crescimento do Intelecto Humano" (Augmentation of Human Intellect)
- Nó 3: Universidade da Califórnia Santa Barbara (UCSB) (1º de novembro)
- Matemática Interativa de Culler-Fried
- IBM 360/75, OS/MVT
- Nó 4: Universidade de Utah (dezembro)
- Gráficos
- DEC PDP-10, Tenex
- Diagrama da ARPAnet de quatro nós.
- Primeiro Pedido de Comentários (Request for Comment, RFC): "Host Software" por Steve Crocker (7 de abril)
- RFC 4: Network Timetable (Cronograma da Rede)
- Primeiros pacotes enviados por Charley Kline, da UCLA, enquanto tentava conectar ao SRI. A primeira tentativa resultou na queda do sistema quando a letra G de LOGIN entrou. (20 ou 29 de outubro – sendo verificado) [Log entry]
- A Universidade de Michigan, o Estado de Michigan e a Wayne State University estabelecem uma rede baseada em X.25 para estudantes universitários (:sw1:)
- 1970
- Primeira publicação do protocolo Host-Host original da ARPA: C.S. Carr, S. Crocker, V.G. Cerf, "HOST-HOST Communication Protocol in the ARPA Network" (Protocolo de Comunicação Host-Host na Rede ARPANET), nos Procedimentos de SJCC da AFIPS (:vgc:)
- Primeiro artigo da AFIPS sobre a ARPANET: "Computer Network Development to Achieve Resource Sharing" (Desenvolvimento de Rede de Computadores para se Atingir o Compartilhamento de Recursos) (março)
- ALOHAnet, a primeira rede de comutação de dados via rádio, desenvolvida por Norman Abramson, Universidade do Hawaii, entra em operação em julho (:sk2:)
- conectada à ARPANET em 1972
- Os servidores da ARPANET começam a usar o Protocolo de Controle de Rede (Network Control Protocol, NCP), primeiro protocolo host-host
- Primeira ligação de costa a costa, instalada pela AT&T entre a UCLA e BBN a 56kbps. Esta linha foi mais tarde substituída por outra entre a BBN e RAND. Uma segunda linha é adicionada entre o MIT e Utah
- 1971
- 15 nós (23 servidores): UCLA, SRI, UCSB, Universidade de Utah, BBN, MIT, RAND, SDC, Harvard, Lincoln Lab, Stanford, UIU(C), CWRU, CMU, NASA/Ames
- BBN inicia construção de IMPs usando o econômico Honeywell 316. IMPs, entretanto, são limitados a conexões de 4 servidores, e então, a BBN desenvolve um terminal IMP (TIP) que suporta até 64 servidores (setembro)
- Ray Tomlinson da BBN inventa programa de e-mail para enviar mensagens através de rede distribuída. O programa original foi derivado de dois outros: um programa de e-mail intra-máquina (SENDMSG) e um programa experimental de transferência de arquivo (CPYNET) (:amk:irh:)
- O Projeto Gutenberg é iniciado por Michael Hart com o propósito de disponibilizar arquivos eletrônicos de trabalhos livres de direitos autorais. O primeiro texto é a Declaração da Independência dos Estados Unidos (:dhr,msh:)
- 1972
- Ray Tomlinson (BBN) modifica programa de e-mail para a ARPANET que se torna um grande sucesso. O sinal @ foi escolhido entre os sinais de pontuação do Modelo 33 do Teletipo Tomlinson pelo seu significado de "em" (at) (março)
- Larry Roberts escreve o primeiro programa de gerenciamento de e-mail (RD) para listar, ler seletivamente, arquivar, redirecionar e responder a mensagens (julho)
- Conferência Internacional sobre Comunicações de Computadores (ICCC) no Hilton de Washington D.C., com demonstração da ARPANET entre 40 máquinas e o Terminal Interface Processor (TIP), organizado por Bob Kahn. (outubro)
- Primeiro chat de computador a computador acontece durante o ICCC, quando o psicótico PARRY (em Stanford) discute seu problema com seu médico (na BBN)
- Grupo de Trabalho da Rede Internacional (International Network Working Group, INWG) formado em outubro como resultado de um encontro durante a ICCC identificando a necessidade de combinar esforços no avanço de tecnologias de rede. Vint Cerf é nomeado primeiro presidente. Em 1974, a INWG se torna IFIP WG 6.1 (:vgc:)
- Louis Pouzin lidera o esforço francês de construir sua própria ARPANET - CYCLADES
- RFC 318: Especificação Telnet
- 1973
- Primeiras conexões internacionais à ARPANET: University College of London (Inglaterra) e NORSAR (Noruega)
- A tese de doutorado de Bob Metcalfe delineia a idéia para a Ethernet. O conceito foi testado nos computadores PARC's Alto da Xerox, e a primeira rede Ethernet chamada de Alto Aloha System (maio) (:amk:)
- Bob Kahn apresenta problema entre redes e inicia programa de pesquisa entre redes na ARPA. Vinton Cerf rascunha a arquitetura do gateway no verso de um envelope, no lobby de hotel em San Francisco, em março (:vgc:)
- Cerf e Kahn apresentam idéias básicas de Internet no INWG, em setembro, na Universidade de Sussex, Brighton, Inglaterra (:vgc:)
- RFC 454: Especificação de Transferência de Arquivo (File Transfer)
- Especificação (RFC 741) de Protocolo de Voz em Rede (Network Voice Protocol, NVP) e implementação permitindo chamadas de conferência através da ARPANET. (:bb1:)
- SRI (NIC) inicia a publicação ARPANET News em março; o número de usuários da ARPANET é estimado em 2.000
- Estudo da ARPA mostra que e-mail compõe 75% do total do tráfego da ARPANET
- Paralização no dia de Natal – Problema no hardware IMP de Harvard o leva a mostrar taxa de transmissão zero para qualquer destino ARPANET, levando todos os outros IMPs a enviar seu tráfego a Harvard (25 de dezembro)
- RFC 527: ARPAWOCKY
- RFC 602: The Stockings Were Hung by the Chimney with Care
- 1974
- Vint Cerf e Bob Kahn publicam "A Protocol for Packet Network Interconnection" (Um Protocolo de Interconexão para Pacotes de Rede), que especifica em detalhes o design de um Programa de Controle de Transmissão (Transmission Control Program, TCP). [IEEE Trans Comm] (:amk:)
- BBN abre a Telenet, o primeiro serviço público de comutação de dados em pacote (uma versão comercial da ARPANET) (:sk2:)
- 1975
- Gerência Operacional da Internet transferida para o DCA (agora DISA)
- Primeiro mailing list da ARPANET, MsgGroup, é criado por Steve Walker. Einar Stefferud logo assume como moderador, já que a lista não era automática no princípio. Uma lista de ficção científica, SF-Lovers, tornou-se a lista não-oficial mais popular nos primeiros tempos
- John Vittal desenvolve o MSG, o primeiro programa completo de e-mail, proporcionando a possibilidade de responder, redirecionar e escrever e-mails
- Ligações de satélite cruzam dois oceanos (para o Hawaii e a Inglaterra) enquanto os primeiros testes de TCP são feitos via estas ligações por Stanford, BBN e UCL
- Lançamento da primeira edição do "Jargon File", de Raphael Finkel em SAIL (:esr:)
- Shockwave Rider por John Brunner (:pds:)
- 1976
- Elizabeth II, Rainha do Reino Unido envia um e-mail, em fevereiro, do Royal Signals and Radar Establishment (RSRE), em Malvern
- UUCP (Unix-to-Unix CoPy) desenvolvido na AT&T Bell Labs e distribuído com UNIX um ano mais tarde
- Multiprocessing Pluribus IMPs se difundem
- 1977
- THEORYNET, criado por Larry Landweber na Universidade de Wisconsin, providenciando correio eletrônico para mais de 100 pesquisadores em ciência da computação (usando um sistema de e-mail pela TELENET desenvolvido localmente)
- RFC 733: Especificação de Mail
- Tymshare amplia o Tymnet sob pressão da TELENET. Ambos buscam desenvolver o protocolo padrão X.25 para comutação por pacote de dados em estilo de circuito virtual (:vgc:)
- Primeira demonstração da operação dos protocolos de Internet da ARPANET/SF Bay Packet Radio Net/Atlantic SATNET, com gateways fornecidos pela BBN, em julho (:vgc:)
- 1978
- TCP dividido em TCP e IP (março)
- RFC 748: Opção TELNET RANDOMLY-LOSE
- 1979
- Reunião entre Universidade de Wisconsin, DARPA, National Science Foundation (NSF) e cientistas da computação de várias universidades para estabelecer uma rede de computadores para pesquisa do Departamento de Ciência da Computação (organizado por Larry Landweber)
- USENET é estabelecida utilizando UUCP entre Duke e UNC, por Tom Truscott, Jim Ellis e Steve Bellovin. Todos os grupos originais estavam sob a hierarquia net.*
- Primeiro MUD, MUD1, por Richard Bartle e Roy Trubshaw, na Universidade de Essex
- ARPA establishes the Internet Configuration Control Board (ICCB)
- O experimento Packet Radio Network (PRNET) tem início com fundos do DARPA. A maioria das comunicações acontecem entre vans. Conexão ARPANET via SRI
- Em 12 de abril, Kevin MacKenzie envia um e-mail ao MsgGroup com uma sugestão de se adicionar alguma emoção no texto seco do e-mail, tais como -) para indicar que a sentença era irônica. Embora criticada por muitos na época, os emoticons tornaram-se amplamente utilizados
- 1980
- ARPANET pára completamente em 27 de outubro, devido a um vírus de mail acidentalmente propagado
- Primeiro IMP baseado em C/30 na BBN
- 1981
- BITNET, "Because It's Time NETwork"
- Começou como uma rede cooperativa na City University of New York, com a primeira conexão para Yale (:feg:)
- O acrônimo original significava 'There' ao invés de 'Time', em referência aos protocolos gratuitos NJE fornecidos com os sistemas IBM
- Fornece correio eletrônico e listserv servers para distribuir informação, bem como transferências de arquivo
- CSNET (Computer Science NETwork) construído por meio da colaboração de cientistas da computação, Universidade de Delaware, Purdue University, Universidade de Wisconsin, RAND Corporation e BBN com dinheiro dado pelo NSF para fornecimento de serviços de rede (principalmente e-mail) para cientistas universitários sem acesso à ARPANET. CSNET mais tarde se tornaria conhecida como Computer and Science Network. (:amk,lhl:)
- C/30 IMPs predominam na rede; primeiro C/30 TIP na SAC
- Minitel (Teletel) é difundida através da França pela France Telecom
- True Names por Vernor Vinge (:pds:)
- RFC 801: Plano de Transição NCP/TCP
- 1982
- A Noruega deixa a rede para se tornar uma conexão da Internet via TCP/IP por meio da SATNET; UCL faz o mesmo
- DCA e ARPA estabelecem o Protocolo de Controle de Transmissão (Transmission Control Protocol, TCP) e o Protocolo de Internet (Internet Protocol, IP), como o protocolo de série, comumente conhecido como TCP/IP, para a ARPANET. (:vgc:)
- Isto leva a uma das primeiras definições de uma "internet" como um conjunto conectado de redes, especificamente aqueles que utilizam TCP/IP, e "Internet" como internets TCP/IP conectadas
- O Departamento de Defesa declara TCP/IP adequado para ser o padrão do Departamento (:vgc:)
- EUnet (European UNIX Network) é criada pelo EUUG para fornecer e-mail e serviços USENET (:glg:)
- Primeiras conexões entre Holanda, Dinamarca, Suécia e Reino Unido
- Especificação Exterior Gateway Protocol (RFC 827). EGP é utilizada para gateways entre redes
- 1983
- Servidores de domínio desenvolvidos na Universidade de Wisconsin, não mais necessitando que os usuários saibam o caminho exato para outros sistemas
- Mudança do NCP para TCP/IP (1º de janeiro)
- Fim dos IMPs Honeywell ou Pluribus; TIPs substituído por TACs - Terminal Access Controller (Controlador de Acesso de Terminal)
- Stuttgart (Alemanha) e Coréia se conectam à rede
- Movement Information Net – MINET (Rede de Movimento de Informação) tem início no começo do ano na Europa, conectado à Internet em setembro
- Gateway da CSNET / ARPANET colocado em funcionamento
- ARPANET se divide em ARPANET e MILNET; este último se integrou à Rede de Dados de Defesa (Defense Data Network), criada no ano anterior. 68 dos 113 nós existentes foram para a MILNET
- Desktop workstations passam a existir, muitos com UNIX (4.2 BSD) de Berkeley, que inclui software de IP para redes (:mpc:)
- O funcionamento da rede necessita mudança de ter somente um grande computador compartilhado conectado à Internet em cada lugar, para, ao contrário, conectar redes locais completas
- Conselho das Atividades da Internet (Internet Activities Board, IAB) é estabelecido, substituindo o ICCB
- EARN - European Academic and Research Network (Rede Européia Acadêmica e de Pesquisa) é estabelecida. Muito similar à maneira como funciona a BITNET, trabalha com um gateway financiado pela IBM
- FidoNet é desenvolvida por Tom Jennings
- 1984
- Sistema de Nome de Domínio (Domain Name System, DNS) é introduzido
- Número de servidores ultrapassa 1.000
- JUNET (Japan Unix Network) é estabelecida, utilizando UUCP
- JANET (Joint Academic Network) é estabelecida no Reino Unido, utilizando os protocolos Coloured Book; anteriormente SERCnet
- Grupos de discussão (newsgroups) com moderador são introduzidos na USENET (mod.*)
- Neuromancer, por William Gibson
- Canadá inicia esforço de um ano para colocar em rede suas universidades. A NetNorth Network é conectada à BITNET em Ithaca, via Toronto (:kf1:)
- Mensagem Kremvax anunciando a conexão da União Soviética à USENET
- 1985
- Whole Earth 'Lectronic Link (WELL) tem início
- Information Sciences Institute (ISI) na USC recebe a responsabilidade de gerenciamento da DNS root pela DCA, e a SRI para registros DNS NIC
- Symbolics.com se torna, em 15 de março, o primeiro domínio registrado. Os outros pioneiros: cmu.edu, purdue.edu, rice.edu, ucla.edu (abril); css.gov (junho); mitre.org, .uk (julho)
- No dia em que se comemora 100 anos da finalização da estrada que cruza o Canadá de costa a costa, a última universidade canadense a ser conectada à NetNorth, após o esforço de um ano para fazer a conexão de costa a costa. (:kf1:)
- RFC 968: "Twas the Night Before Start-up"
- 1986
- NSFNET é criado (backbone com velocidade de 56Kbps)
- NSF estabelece 5 centros de super computação para prover alta capacidade de computação para todos (JVNC@Princeton, PSC@Pittsburgh, SDSC@UCSD, NCSA@UIUC, Theory center@Cornell).
- Isto permite uma explosão de conexões, principalmente nas universidades.
- SDSCNET – financiada pela NSF, JVNCNET, SURANET e NYSERNET se torna operacional (:sw1:)
- A Internet Engineering Task Force (IETF) e a Internet Research Task Force (IRTF) passa a existir sob a IAB. Primeiro encontro da IETF é realizado em janeiro no Linkabit, em San Diego
- O primeiro Freenet (Cleveland) torna-se on-line em 16 de julho, sob os cuidados da Sociedade para o Acesso Público à Computação (Society for Public Access Computing, SoPAC). Mais tarde, o gerenciamento do programa da Freenet é assumido pela National Public Telecomputing Network (NPTN) em 1989 (:sk2,rab:)
- Network News Transfer Protocol (NNTP) é projetado para aumentar a performance das mensagens da Usenet por meio do TCP/IP
- Mail Exchanger (MX), desenvolvido por Craig Partridge, permite a servidores de rede não-IP a ter endereços de domínio
- O grande nome USENET é mudado; grupos de discussão com moderador mudam em 1987
- BARRNET (Bay Area Regional Research Network) é estabelecida utilizando links de alta velocidade. Entra em operação em 1987
- New England é cortada da Net quando a AT&T sofre um rompimento de fibras óticas entre Newark (New Jersey) e White Plains (New York). Todos os sete troncos da ARPANET de New England estavam no mesmo cabo rompido. A pane ocorreu entre 1:11 and 12:11 EST, em 12 de dezembro
- .fi é registrado por membros do Finnish Unix User Group (FUUG) em Tampere (12 de dezembro)
- 1987
- A NSF assina um acordo cooperativo para gerenciar o backbone da NSFNET com a Merit Network, Inc. (o envolvimento da IBM e da MCI ocorreu por meio de um acordo com a Merit). Merit, IBM e MCI mais tarde fundam a ANS
- A UUNET é fundada com recursos da Usenix para prover UUCP comercial e acesso à Usenet. Originalmente era um experimento de Rick Adams e Mike O'Dell
- Primeira Conferência de Interoperabilidade TCP/IP (março). O nome mudou para INTEROP em 1988
- Link de e-mail estabelecido entre Alemanha e China, utilizando protocolos CSNET, com a primeira mensagem da China enviada em 20 de setembro. (:wz1:)
- A concepção e o plano para uma rede nacional de educação e pesquisa norte-americana foram propostas por Gordon Bell e outros em um relatório do Escritório de Ciência e Tecnologia (Office of Science and Technology), elaborado em resposta a uma solicitação do congressista Al Gore (Novembro). Levaria quatro anos até o estabelecimento desta rede pelo Congresso (:gb1:)
- 1000º RFC: "Request For Comments reference guide" (guia de referência dos RFC)
- Número de servidores ultrapassa 10.000
- Número de servidores BITNET ultrapassa 1.000
- 1988
- 2 de novembro – o vírus Internet worm se espalha pela Net, afetando aproximadamente 6.000 dos 60.000 servidores na Internet (:ph1:)
- CERT (Computer Emergency Response Team), formado pela DARPA em resposta às falhas demonstradas pelo incidente com o vírus Morris. O vírus é o único surgido neste ano
- O Departamento de Defesa decide adotar o OSI e considera o TCP/IP como um interim. O perfil OSI do governo dos Estados Unidos (US Government OSI Profile, GOSIP) define o conjunto de protocolos que seriam suportados por produtos comprados pelo governo (:gck:)
- A rede Los Nettos é criada sem recursos federais, sendo financiada por membros regionais (fundadores: Caltech, TIS, UCLA, USC, ISI)
- O backbone da NSFNET passa a ser um T1 (1.544Mbps)
- CERFnet (California Education and Research Federation network) fundado por Susan Estrada
- Internet Assigned Numbers Authority (IANA) estabelecido em dezembro, com Jon Postel como diretor. Postel era também editor da RFC e responsável pelos registros de domínio dos Estados Unidos por muitos anos
- Internet Relay Chat (IRC) desenvolvido por Jarkko Oikarinen (:zby:)
- Primeiras regionais canadenses unem-se à NSFNET: ONet via Cornell, RISQ via Princeton, BCnet via Universidade de Washington (:ec1:)
- FidoNet conecta-se à rede, permitindo a troca de e-mail e de notícias (:tp1:)
- O primeiro túnel multicast é estabelecido entre Stanford e BBN, em meados de 1988
- Países conectados à NSFNET: Canadá (CA), Dinamarca (DK), Finlândia (FI), França (FR), Islândia (IS), Noruega (NO) e Suécia (SE)
- 1989
- Número de servidores ultrapassa 100.000
- RIPE (Reseaux IP Europeens) é formado por provedores de serviços europeus para assegurar a coordenação administrativa e técnica necessária para permitir a operação da rede IP pan-européia (:glg:)
- Primeiros relays entre um carrier de correio eletrônico comercial e a Internet: MCI Mail, através da Corporation for the National Research Initiative (CNRI), e Compuserve, através da Ohio State University (:jg1,ph1:)
- Corporation for Research and Education Networking (CREN) é formada pela incorporação da CSNET pela BITNET (agosto)
- AARNET - Australian Academic Research Network – criada pela AVCC e CSIRO; entra em funcionamento no ano seguinte (:gmc:)
- Primeira conexão entre a Austrália e o NSFNET via Hawaí, em 23 de junho
- Cuckoo's Egg, de Clifford Stoll, conta sobre o conto real de um grupo cracker alemão que se infiltrou em vários serviços norte-americanos
- UCLA patrocina o simpósio Act One para celebrar o 20º aniversário da ARPANET e seu descomissionamento (agosto)
- RFC 1121: Act One - The Poems
- RFC 1097: TELNET SUBLIMINAL-MESSAGE Option
- Países conectados à NSFNET: Austrália (AU), Alemanha (DE), Israel (IL), Itália (IT), Japão (JP), México (MX), Países Baixos (NL), Nova Zelândia (NZ), Porto Rico (PR), Reino Unido (UK)
- 1990
- ARPANET deixa de existir
- Electronic Frontier Foundation (EFF) é fundada por Mitch Kapor
- Archie é lançado por Peter Deutsch, Alan Emtage e Bill Heelan, da McGill
- Hytelnet lançada por Peter Scott (Universidade de Saskatchewan)
- The World entra no ar (world.std.com), tornando-se o primeiro provedor comercial de Internet por acesso discado
- ISO Development Environment (ISODE) desenvolvido para fornecer um acesso para a migração OSI para o Departamento de Defesa. O software ISODE permite que a aplicação OSI opere por TCP/IP (:gck:)
- CA*net formado por 10 redes regionais como o backbone nacional do Canadá, com conexão direta com a NSFNET (:ec1:)
- A primeira máquina operada remotamente a ser ligada na Internet: o Internet Toaster, de John Romkey, (controlado via SNMP), tem sua estréia na Interop.
- RFC 1149: A Standard for the Transmission of IP Datagrams on Avian Carriers
- Tchecoeslováquia (.cs) conecta a EARN/BitNet (11 de outubro); .cs excluído em 1993
- RFC 1178: Choosing a Name for Your Computer
- Países conectados à NSFNET: Argentina (AR), Áustria (AT), Bélgica (BE), Brasil (BR), Chile (CL), Grécia (GR), Índia (IN), Irlanda (IE), Coréia do Sul (KR), Espanha (ES), Suíça (CH)
- 1991
- Primeira conexão feita entre o Brasil, pela Fapesp, e a Internet, à velocidade de 9600 baud
- A Commercial Internet eXchange (CIX) Association, Inc. é formada pela General Atomics (CERFnet), Performance Systems International, Inc. (PSInet), e UUNET Technologies, Inc. (AlterNet), após a NSF levantar as restrições ao uso comercial da rede (março) (:glg:)
- Wide Area Information Servers (WAIS), inventado por Brewster Kahle, lançado pela Thinking Machines Corporation
- Gopher lançado por Paul Lindner e Mark P. McCahill da Universidade de Minnessota
- World-Wide Web (WWW) é lançada pelo CERN; desenvolvido por Tim Berners-Lee (:pb1:)
- PGP (Pretty Good Privacy) lançado por Philip Zimmerman (:ad1:)
- US High Performance Computing Act (Gore 1) estabelece o National Research and Education Network (NREN)
- NSFNET backbone é atualizado para T3 (44.736Mbps)
- O tráfego na NSFNET passa de um trilhão de bytes/mês e 10 bilhões pacotes/mês
- Contrado da Defense Data Network NIC feito pela DISA com a Government Systems Inc., que assume a SRI em maio
- Início da JANET IP Service (JIPS), que assinalou a transferência do software Coloured Book para o TCP/IP dentro da rede acadêmica do Reino Unido. IP era inicialmente empacotado dentro de X.25. (:gst:)
- RFC 1216: Gigabit Network Economics and Paradigm Shifts
- RFC 1217: Memo from the Consortium for Slow Commotion Research (CSCR)
- Países conectados à NSFNET: Croácia (HR), Hong Kong (HK), Hungria (HU), Polônia (PL), Portugal (PT), Cingapura (SG), África do Sul (ZA), Taiwan (TW), Tunísia (TN)
- 1992
- Internet Society (ISOC) é criada (janeiro)
- IAB é reconstituído como Internet Architecture Board e se torna parte da Internet Society
- Número de servidores ultrapassa 1.000.000
- Primeiro MBONE áudio multicast (março) e vídeo multicast (novembro)
- RIPE Network Coordination center (NCC) criado em abril para fornecer registro de endereços e coordenação de serviços para a comunidade européia da Internet (:dk1:)
- Veronica, uma ferramenta de procura no gopherspace, é lançada pela Universidade de Nevada
- Banco Mundial entra no ar
- O termo "surfando na Internet" é cunhado por Jean Armour Polly (:jap:); Brendand Kehoe usa o termo "net-surfing" em 6 de junho de 1991 em uma mensagem na USENET.
- Zen e a Arte da Internet é publicado por Brendan Kehoe (:jap:)
- Internet Hunt é iniciado por Rick Gates
- RFC 1300: Remembrances of Things Past
- RFC 1313: Today's Programming for KRFC AM 1313 - Internet Talk Radio
- Países conectados à NSFNET: Antártica (AQ), Camarões (CM), Chipre (CY), Equador (EC), Estônia (EE), Kuwait (KW), Letônia (LV), Luxemburgo (LU), Malásia (MY), Eslovênia (SI), Tailândia (TH), Venezuela (VE)
- 1993
- InterNIC é criada pela NSF para fornecer serviços específicos de Internet: (:sc1:)
- serviços de diretório e base de dados (AT&T)
- serviços de registro (Network Solutions Inc.)
- serviços de informação (General Atomics/CERFnet)
- A Casa Branca (EUA) coloca seu site no ar (http://www.whitehouse.gov/):
- Presidente Bill Clinton: president@whitehouse.gov
- Vice-Presidente Al Gore: vice-president@whitehouse.gov
- Novos tipos de vírus surgem pela Internet - WWW Worms (W4), seguido pelo Spiders, Wanderers, Crawlers, Snakes ..
- Internet Talk Radio inicia sua transmissão (:sk2:)
- Nações Unidas (ONU) coloca seu site no ar (:vgc:)
- US National Information Infrastructure Act (Ato da Infra-estrutura de Informação Nacional dos EUA)
- Comércio e mídia passam a prestar atenção na Internet
- .sk (Eslováquia) e .cz (República Tcheca) criados após separação da Tchecoeslováquia; .cs desativado
- InterCon International KK (IIKK) fornece a primeira conexão comercial de Internet do Japão, em setembro. TWICS, embora uma linha emprestada da IIKK, passa a oferecer contas dial-up no mês seguinte (:tb1:)
- Mosaic toma a Internet como um furacão; WWW prolifera a uma taxa de crescimento anual de 341.634% no serviço de tráfego. O crescimento do Gopher é de 997%
- RFC 1437: The Extension of MIME Content-Types to a New Medium
- RFC 1438: IETF Statements of Boredom (SOBs)
- Países conectados à NSFNET: Bulgária (BG), Costa Rica (CR), Egito (EG), Fiji (FJ), Gana (GH), Guam (GU), Indonésia (ID), Cazaquistão (KZ), Quênia (KE), Liechtenstein (LI), Peru (PE), Romênia (RO), Rússia (RU), Turquia (TR), Ucrânia (UA), Emirados Árabes Unidos (AE), Ilhas Virgens (VI)
- 1994
- ARPANET/Internet celebra seu 25º aniversário
- Localidades começam a conectar-se diretamente à Internet (Lexington e Cambridge, Massachussets, nos EUA)
- O Senado e a Câmara dos Estados Unidos fornecem servidores de serviços
- Shopping centers aterrizam na Internet
- Primeira cyberestação: RT-FM, transmitindo de Interop, em Las Vegas
- O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (National Institute for Standards and Technology - NIST) sugere que o GOSIP deveria incorporar o TCP/IP e abandonar o requerimento de "OSI-only" (:gck:)
- A firma de advocacia Canter & Siegel envia "spams" pela Internet com e-mail divulgando serviços de loteria de "green card"; os cidadãos da rede se revoltam
- O tráfego da NSFNET ultrapassa 10 trilhões de bytes/por mês
- Já é possível fazer pedidos de pizza pela Internet
- WWW supera a telnet para se tornar o segundo serviço mais popular da rede (atrás da ftp) baseado em porcentagem da distribuição do tráfego de pacotes e bytes na NSFNET
- O Primeiro Ministro do Japão conecta-se à rede (http://www.kantei.go.jp/)
- O Tesouro da Sua Majestade do Reino Unido inaugura seu site (http://www.hm-treasury.gov.uk/)
- O Primeiro Ministro de Informação Tecnológica da Nova Zelândia conecta-se à rede (http://www.govt.nz/)
- First Virtual, o primeiro cyberbanco, inicia suas atividades
- Estações de rádio começam a retransmitir sua programação via Net: WXYC da Universidade de NC, WJHK da Universidade de KS-Lawrence, KUGS da Western WA University
- IPng é recomendado pela IETF em sua reunião de Toronto (julho) e aprovado pela IESG em Novembro. Mais tarde, documentado como RFC 1752
- Surgem os primeiros banners de propaganda em hotwired.com em outubro. Eles eram da Zima (uma bebida) e AT&T
- Trans-European Research and Education Network Association (TERENA) é formada pela fusão da RARE e da EARN, com representantes de 38 países, bem como da CERN e ECMWF. O objetivo da TERENA é "promover e participar no desenvolvimento de uma infra-estrutura internacional de informação e telecomunicações de alta qualidade para o benefício da pesquisa e educação" (outubro)
- Após notar que muitos vendedores de software da rede utilizavam "domain.com" em seus exemplos de documentos, Bill Woodcock e Jon Postel registram o domínio. Com certeza, após examinar os logs de acesso a domínios, era evidente que muitos usuários estavam usando o exemplo "domain" na configuração de suas aplicações
- RFC 1605: SONET to Sonnet Translation
- RFC 1606: A Historical Perspective On The Usage Of IP Version 9
- RFC 1607: A view from the 21st century
- Países conectados à NSFNET: Argélia (DZ), Armênia (AM), Bermuda (BM), Burkina Faso (BF), China (CN), Colômbia (CO), Jamaica (JM), Jordânia (JO), Líbano (LB), Lituânia (LT), Macau (MO), Marrocos (MA), Nova Caledônia (NC), Nicarágua (NI), Nigéria (NE), Panamá (PA), Filipinas (PH), Senegal (SN), Sri Lanka (LK), Suazilândia (SZ), Uruguai (UY), Uzbequistão (UZ)
- Os 10 principais domínios por servidor #: com, edu, uk, gov, de, ca, mil, au, org, net
- 1995
- NSFNET volta a ser uma rede de pesquisa. O tráfego do principal backbone norte-americano passa a ser enviado através de provedores de rede interconectados
- A nova NSFNET nasce enquanto a NSF estabelece o Serviço de Backbone de Rede de altíssima velocidade (very high speed Backbone Network Service - vBNS), conectando centros de super-computação: NCAR, NCSA, SDSC, CTC, PSC
- O Neda Rayaneh Institute (NRI), primeiro provedor comercial do Irã, entra no ar, conectando via satélite para a Cadvision, um provedor canadense (:rml:)
- A polícia de Hong Kong disconecta todos os provedores da colônia, exceto um, em busca de um hacker. 10.000 pessoas ficam sem acesso à rede (:api:)
- A Sun lança o JAVA em 23 de maio
- A RealAudio, uma tecnologia de transmissão de áudio, permite ao usuário da rede ouvir em quase tempo real
- A Radio HK, a primeira rádio comercial transmitindo 24 horas por dia exclusivamente na Internet inicia suas transmissões
- WWW ultrapassa o ftp em março como o serviço de maior tráfego na NSFNet, baseado em número de pacotes, e em abril, baseado no número de bytes
- Sistemas tradicionais de dial-up (CompuServe, America Online, Prodigy) passam a prover acesso à Internet
- Chris Lamprecht (conhecido por "Minor Threat") se torna a primeira pessoa proibida de acessar a Internet por um tribunal distrital no Texas, Estados Unidos
- Milhares de usuários em St. Paul (EUA) perdem o acesso à rede quando pessoas fazem uma fogueira sob uma ponte na Universidade de MN, causando o derretimento do cabos de fibra ótica (30 de julho)
- Certo número de companhias ligadas à Net abrem seu capital, com a Netscape liderando o grupo, com o terceiro maior valor acionário de todos os tempos da NASDAQ IPO (9 de agosto)
- Registro de nomes de domínios deixa de ser gratuito. A partir de 14 de setembro, uma taxa anual de US$ 50 é imposta, que até então era subsidiada pela NSF. A NSF continua a pagar pelos registros .edu e, de modo provisório, pelos .gov
- O Vaticano lança seu site no ar (http://www.vatican.va/)
- O Governo do Canadá inaugura seu site (http://canada.gc.ca/)
- A primeira interceptação oficial na Internet foi bem-sucedida em ajudar a Agência de Serviço Secreto e Combate às Drogas (Secret Service and Drug Enforcement Agency - DEA) a prender três indivíduos que estavam ilegalmente produzindo e vendendo equipamento para clonagem de telefones celulares e dispositivos eletrônicos
- A Operação Front em Casa (Operation Home Front) conecta, pela primeira vez, soldados no campo de batalha com suas famílias em suas casas via Internet
- Richard White torna-se a primeira pessoa a ser considerada como "munição" sob as leis de controle de exportação de armas dos Estados Unidos, por causa de um programa de encriptação de segurança da RSA tatuado em seu braço (:wired496:)
- RFC 1882: The 12-Days of Technology Before Christmas
- Domínios de países registrados: Etiópia (ET), Costa do Marfim (CI), Ilhas Cook (CK) Ilhas Cayman (KY), Anguilla (AI), Gibraltar (GI), Vaticano (VA), Kiribati (KI), Quirguistão (KG), Madagascar (MG), Ilhas Maurício (MU), Micronésia (FM), Mônaco (MC), Mongólia (MN), Nepal (NP), Nigéria (NG), Samoa Ocidental (WS), San Marino (SM), Tanzânia (TZ), Tonga (TO), Uganda (UG), Vanuatu (VU)
- Os 10 principais domínios por servidor #: com, edu, net, gov, mil, org, de, uk, ca, au
- Tecnologias do Ano: WWW, mecanismos de procura
- Tecnologias Emergentes: Código móvel (JAVA, JAVAscript), ambientes virtuais (VRML), ferramentas de colaboração (Collaborative tools)
- Ataques de Hackers do Ano: The Spot (12 de junho), Hackers Movie Page (12 de agosto)
- 1996
- Telefones da Internet ganham a atenção de companhias de telecomunicação dos Estados Unidos, que solicitam ao Congresso norte-americano a banição da tecnologia (que estava presente há anos)
- O Primeiro Ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, o líder da OLP, Yasser Arafat, e o presidente das Filipinas, Fidel Rhamos, encontram-se por 10 minutos em uma sessão de chat on-line interativa, em 17 de janeiro
- O controverso Ato de Decência nas Telecomunicações dos Estados Unidos (US Communications Decency Act - CDA) torna-se lei nos EUA a fim de proibir a distribuição de material pornográfico pela rede. Poucos meses depois, uma painel formado por três juízes impôs uma proibição à aplicação desta lei. A Corte Suprema unanimamente considera a maior parte da lei inconstitucional em 1997
- 9.272 organizações deixam de ser listadas após a InterNIC abandonar o seu serviço de nomes como resultado do não pagamento de suas taxas de domínio
- Vários ISPs sofrem de prolongadas interrupções de serviço, trazendo à tona discussões sobre a capacidades destes de administrar o número crescente de usuários. AOL (19 horas), Netcom (13 horas), AT&T WorldNet (28 horas – somente e-mail)
- O domínio tv.com é vendido à CNET por US$ 15.000
- A Corporação de Acesso Público à Rede (Public Access Networks Corp - PANIX) de Nova York é fechada após repetidos ataques SYN por um cracker utilizando métodos apresentados em uma revista hacker (2600)
- A MCI faz um upgrade do backbone da Internet, adicionando em torno de 13.000 portas, aumentando a velocidade efetiva de 155Mbps para 622Mbps
- O Internet Ad Hoc Committee anuncia plano de adicionar 7 novos genéricos Domínios de Nível Principal (Top Level Domains (gTLD): .firm, .store, .web, .arts, .rec, .info, .nom. O plano da IAHC também defende a formação de um grupo concorrente de registro de domínios a nível mundial
- Um malicioso "cancelbot" é lançado na USENET, desaparecendo com mais de 25.000 mensgaens
- A guerra dos browsers WWW, disputada principalmente entre Netscape e Microsoft, levou a uma nova era de desenvolvimento de software, por meio do qual novos lançamentos são feitos trimestralmente com a ajuda de usuários da Internet ansiosos para testar versões beta de produtos ainda não lançados
- RFC 1925: The Twelve Networking Truths
- Restrições na Internet ao redor do mundo:
- China: requer que usuários e provedores tenham registro na polícia
- Alemanha: corta o acesso a alguns newsgroups da Compuserve
- Arábia Saudita: limita o acesso à Internet a universidades e hospitais
- Cingapura: obriga que provedores de conteúdo político e religioso tenham registro no Estado
- Nova Zelândia: classifica discos de computador como "publicações" que podem ser censuradas e apreendidas
Fonte: Human Rights Watch
- Domínios de países registrados: Catar (QA), República Centro-Africana (CF), Oman (OM), Ilhas Norfolk (NF), Tuvalu (TV), Polinésia Francesa (PF), Síria (SY), Aruba (AW), Cambodja (KH), Guiana Francesa (GF), Eritréia (ER), Cabo Verde (CV), Burundi (BI), Benin (BJ) Bósnia-Herzegovina (BA), Andorra (AD), Guadalupe (GP), Guernsey (GG), Ilha de Man (IM), Jersey (JE), Lao (LA), Maldivas (MV), Ilhas Marshall (MH), Mauritânia (MR), Ilhas Mariana do Norte (MP), Ruanda (RW), Togo (TG), Iêmen (YE), Zaire (ZR)
- Os 10 principais domínios por servidor #: com, edu, net, uk, de, jp, us, mil, ca, au
- Ataques de Hackers do Ano: Departamento de Justiça dos EUA (17 de agosto), CIA (19 de setembro), Força Aérea dos EUA (29 de dezembro), Partido Trabalhista do Reino Unido (6 de dezembro), NASA DDCSOL - USAFE - Força Área Norte-americana (30 Dec)
- Tecnologias do Ano: mecanismos de procura, JAVA, Internet Fone
- Tecnologias Emergentes: Ambientes virtuais (VRML), ferramentas de colaboração (Collaborative tools), aplicativos de Internet (Computador de Rede)
- 1997
- 2000th RFC: "Internet Official Protocol Standards"
- 71.618 mailing lists registradas na Liszt, um diretório de mailing lists
- O American Registry for Internet Numbers (ARIN) é estabelecido para cuidar da administração e registro de números IP nas áreas geográficas até então sob administração da Network Solutions (InterNIC), a partir de março de 1998
- CA*net II é lançado em junho para fornecer a próxima geração de Internet do Canadá, utilizando ATM/SONET
- Em protesto contra o monopólio do DNS, o proprietário da AlterNIC, Eugene Kashpureff, ataca o DNS, fazendo com que os usuários conectando a www.internic.net caiam no endereço www.alternic.net
- O domínio business.com é vendido por US$ 150.000
- Na manhã cedo de 17 de julho, um erro humano na Network Solutions causa a corrupção dos domínios .com e .net, tornando milhões de sistemas inacessáveis
- Maior nome de servidor registrado na InterNIC: CHALLENGER.MED.SYNAPSE.UAH.UALBERTA.CA
- 101.803 nomes de servidores na base de dados Whois
- RFC 2100: The Naming of Hosts
- Domínios de países registrados: Ilhas Falkland (FK), Timor Leste (TP), República do Congo (CG), Ilhas Christmas (CX), Gâmbia (GM), Guiné-Bissau (GW), Haiti (HT), Iraque (IQ), Líbia (LY), Malawi (MW), Martinica (MQ), Montserrat (MS), Mianmá (MM), Reunião (RE), Seychelles (SC), Serra Leoa (SL), Somália (SO), Sudão (SD), Tadjquistão (TJ), Turcomenistão (TM), Ilhas Turks e Caicos (TC), Ilhas Virgens Britânicas (VG), Ilhas Heard e McDonald (HM), Terras Austrais e Antárticas da França (TF), Território Britânico do Oceano Índico (IO), Svalbard e Jan Mayen (SJ), St Pierre e Miquelon (PM), Santa Helena (SH), Ilhas Geórgia e Sandwish do Sul (GS), São Tomé e Príncipe (ST), Ilhas Ascensão (AC), Ilhas Remotas Menores Norte-Americanas (UM), Mayotte (YT), Ilhas Wallis e Futuna (WF), Toquelau (TK), República do Chade (TD), Afeganistão (AF), Ilhas Cocos (CC), Ilhas Bouvet (BV), Libéria (LR), Samoa Americana (AS), Niue (NU), Nova Guiné Equatorial (GQ), Butão (BT), Ilhas Pitcairn (PN), Palau (PW), República Democrática do Congo (CD)
- Os 10 principais domínios por servidor #: com, edu, net, jp, uk, de, us, au, ca, mil
- Ataques de Hackers do Ano: Governo da Indonésia (19 de janeiro, 10 de fevereiro, 24 de abril, 30 de junho, 22 de novembro), NASA (5 de março), Partido Conservador do Reino Unido (27 de abril), Spice Girls (14 de novembro)
- Tecnologias do Ano: Push, Multicasting
- Tecnologias Emergentes: Push
- 1998
- Hobbes' Internet Timeline é lançada como RFC 2235 & FYI 32
- O Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DoC) lança o Green Paper delineando seu plano de privatizar o DNS em 30 de janeiro. Este foi seguido pelo White Paper, em 5 de junho
- La Fête de l'Internet, uma festa nacional da Internet, acontece na França, entre 20 e 21 de março
- O tamanho da Web é estimado entre 275 (Digital) e 320 (NEC) milhões de páginas por 1Q
- Empresas correm para o NIC do Turcomenistão para registrar seu nome sob o domínio .tm, abreviação em inglês para trademark (marca registrada)
- Usuários da Internet são juízes em uma apresentação de 12 campeões mundiais de skaters do gelo, em 27 de março, realizando o primeiro show televisivo de esporte cujo resultado foi determinado por seus telespectadores
- Network Solutions registra seu segundo milionésimo domínio em 4 de maio
- Selos postais eletrônicos tornam-se uma realidade, com o Serviço Postal dos EUA permitindo que selos sejam comprados, baixados da Web e impressos
- O Canadá dá início ao CA*net 3, a primeira Internet nacional ótica
- Compaq paga US$3.3 miliões pelo altavista.com
- CDA II e uma proibição das taxas da rede são assinadas e tornam-se lei nos Estados Unidos (21 de outubro)
- ABCNews.com acidentalmente divulga resultado de pesquisa sobre eleição nos Estados Unidos com um dia de antecedência (2 de novembro)
- O mercado indiano de provedores é desregulamentado em novembro, causando uma corrida por licenças para operação de provedores
- Departamento de Comércio dos EUA (US DoC) faz um acordo com a Internet Corporation for Assigned Numbers (ICANN) para estabelecer um processo de transição do DNS da administração do Governo dos Estados Unidos para a indústria (25 de novembro)
- Sites de San Francisco, que não possuíam sites espelho fora da cidade ficam off-line devido a um blecaute em 8 de dezembro
- O Governo da China coloca Lin Hai em julgamento por "incitar a subversão do poder do Estado" ao fornecer 30.000 endereços de e-mail para uma revista de Internet dos Estados Unidos (dezembro) [Ele é mais tarde sentenciado a dois anos de prisão]
- Usuários franceses da Internet desistem de seu acesso em 13 de dezembro em boicote às taxas de telefonia local da France Telecom (que são adicionais às taxas dos provedores)
- Surgem os softwares de código aberto
- RFC 2321: RITA - The Reliable Internetwork Troubleshooting Agent
- RFC 2322: Management of IP numbers by peg-dhcp
- RFC 2323: IETF Identification and Security Guidelines
- RFC 2324: Hyper Text Coffee Pot Control Protocol (HTCPCP/1.0)
- Domínios de países registrados: Nauru (NR), Ilhas Comores (KM)
- Geradores de Largura de Banda: Jogos Olímpicos de Inverno (fev), Copa do Mundo (jun/jul), Relatório Starr (11 de setembro), lançamento ao espaço do astronauta norte-americano John Glenn
- Os 10 principais domínios por servidor #: com, net, edu, mil, jp, us, uk ,de, ca, au
- Ataques de Hakers do Ano: Departamento de Comércio dos EUA (20 de fevereiro), New York Times (13 de setembro), China Society for Human Rights Studies (26 de outubro), UNICEF (7 de janeiro)
- Tecnologias do Ano: Comércio Eletrônico, Leilões on-line, Portais
- Tecnologias Emergentes: E-Trade, XML, Detecção de Intrusos
- 1999
- Acesso à Internet torna-se disponível ao público da Arábia Saudita, em janeiro
- O vBNS estabelece uma conexão OC48 entre o CalREN do sul e do norte utilizando roteadores Juniper M40
- First Internet Bank of Indiana, o primeiro banco completo disponível somente na Net, inicia suas operações em 22 de fevereiro
- A IBM torna-se a primeira corporação em parceria a ser aprovada para acesso à Internet2
- O Parlamento Europeu propõe a banição da manutenção das páginas da Web pelos provedores
- A Internet Fiesta tem início em março por toda a Europa, seguindo o sucesso da Fête de l'Internet, realizada em 1998
- A Corte do Estado dos Estados Unidos decreta que os nomes de domínio são propriedades que podem ter transferência de posse
- A MCI/Worldcom, o provedor vBNS para NSF, inicia o upgrade do backbone dos Estados Unidos 2.5 GBps
- História divulgada em uma página da Web, forjada para parecer com o site de notícias financeiras Bloomberg, aumenta o valor das ações de uma pequena empresa de tecnologia em 31%, em 7 de abril
- A ICANN anuncia os cinco ambientes de teste para registradores para o competitivo Sistema de Registro Compartilhado (Shared Registry System), em 21 de abril: AOL, CORE, France Telecom/Oléane, Melbourne IT, Register.com. Vinte e nove ambientes de teste adicionais também são selecionados em 21 de abril, depois mais 8 em 25 de maio, mais 15 em 6 de julho, e mais 7 em 11 de agosto. O ambiente de teste, originalmente programado para durar até 24 de junho, é estendido até 10 de setembro (o primeiro registrador - Register.com – não entra no ar até 7 de junho)
- Primeira cyberguerra de larga escala acontece simultaneamente com a guerra em Kosovo (Sérvia)
- Abilene, a rede da Internet2, atravessa o Atlântico e conecta-se à NORDUnet e SURFnet
- A Web se torna o ponto focal da política britânica quando uma lista de agentes do MI6 é divulgada em um site do Reino Unido. Embora a lista tenha sido removida do site, já era tarde demais e a lista já havia se espalhado pela rede. (15 de maio)
- Ativistas da rede voltam-se para os centros financeiros mundiais em 18 de junho, de modo a coincidir com a Cúpula do G8. Pouco impacto real foi divulgado
- A MCI/Worldcom lança o vBNS+, uma versão comercial do vBNS direcionado a institutos de pesquisa e educacionais menores
- O Departamento de Defesa norte-americano publica um memorando requerendo que todos os sistemas das instalações militares conectem via NIPRNET, e não diretamente à Internet a partir de 15 de dezembro de 1999 (22 Aug)
- A Somália obtém o seu primeiro ISP - Olympic Computer (Setembro)
- A ISOC aprova a formação da Força de Tarefa da Sociedade da Internet (Internet Societal Task Force - ISTF). Vint Cerf é escolhido o primeiro presidente
- Computadores grátis são distribuídos, contanto que se assine um contrato de longo prazo por serviços de Internet
- Domínios de países registrados: Bangladesh (BD), Palestine (PS)
- O vBNS atinge 101 conexões
- O domínio business.com é vendido por US$ 7,5 milhões (ele havia sido comprado em 1997 por US$150.000 (30 de novembro)
- RFC 2549: IP over Avian Carriers with Quality of Service
- RFC 2550: Y10K and Beyond
- RFC 2551: The Roman Standards Process - Revision III
- RFC 2555: 30 Years of RFCs
- RFC 2626: The Internet and the Millennium Problem (Year 2000)
- Os 10 principais domínios por servidor #: com, net, edu, jp, uk, mil, us, de, ca, au
- Ataques de Hackers do Ano: Star Wars (8 de janeiro), .tp (janeiro), USIA (23 de janeiro), E-Bay (13 de março), Senado dos EUA (27 de maio), NSI (2 de julho), Governo do Paraguai (20 de julho), AntiOnline (5 de agosto), Microsoft (26 de outubro), UK Railtrack (31 de dezembro)
- Tecnologias do Ano: E-Trade, Bancos Online, MP3
- Tecnologias Emergentes: Telefones Celulares ligados à Internet, Computação em Pequenos Aparelhos, Computação Embutida
- Vírus do Ano: Melissa (março), ExploreZip (junho)
- 2000
- O US timekeeper (USNO) e alguns outros poucos serviços de tempo ao redor do mundo reportam o ano novo como 19100 em 1º de janeiro
- Um ataque pro meio de "recusa de serviço" (denial of service, DoS) é lançado contra grandes web sites, incluindo Yahoo, Amazon e eBay, no início de fevereiro
- O tamanho da Web estimado pela NEC-RI e Inktomi ultrapassa um bilhão depáginas indexáveis
- O ICANN re-delega o domínio .pn, retornando-o à comunidade de Pitcairn Island (fevereiro)
- A rede backbone da Internet2 utiliza IPv6 (16 de maio)
- Vários seqüestros de nomes de domínio ocorreram no final de maio e início de junho, incluindo internet.com, bali.com e web.net
- Um testbed permitindo o registro de nomes de domínio em chinês, japonês e coreano inicia sua operação em 9 de novembro. Este testbed permite somente que os domínios de segundo nível não sejam em inglês, ainda forçando o uso de .com, .net, .org. O governo chinês bloqueia registros internos, alegando que os registros em chinês são direito de sua soberania
- O ICANN seleciona novos TLDs: .aero, .biz, .coop, .info, .museum, .name, .pro (16 de novembro).
- A conexão do México à Internet2 se torna totalmente operacional quando a rede de pesquisa da Califórnia (California research network - CalREN-2) é conectada à rede da Corporación Universitaria para el Desarrollo de Internet (CUDI) do México. Embora conectado em novembro, a inauguração do link pelo governador da Califórnia e pelo presidente do México ocorreu somente em março de 2001
- Após meses de medidas legais, a corte da França determina que o Yahoo! deve impedir que usuários franceses acessem memorabilia relacionada a ódio no seu site de leilões (novembro). Devido à sua impossibilidade em proceder tal bloqueio na internet, o Yahoo! remove tais leilões completamente (janeiro de 2001). O caso é finalmente rejeitado (fevereiro 2003)
- A Comissão Européia assina contrato com um consórcio de 30 redes de pesquisa nacionais para o desenvolvimento do Géant, a nova rede de pesquisa gigabit da Europa com o objetivo de melhorar a atual capacidade fornecida pelo TEN-155 (6 de novembro)
- O governo Australiano endossa a transferência de autoridade sobre o domínio .au para a auDA (18 de dezembro). O ICANN oficializa a transferência do controle para a auDA em 26 de outubro de 2001
- RFC 2795: The Infinite Monkey Protocol Suite
- Ataques do Ano: RSA Security (fevereiro), Apache (maio), Western Union (setembro), Microsoft (outubro)
- Tecnologias do Ano: ASP, Napster
- Tecnologias emergentes: dispositivos Wireless, IPv6
- Vírus do Ano: Love Letter (maio)
- Processo do Ano: Napster, DeCSS
- 2001
- O primeiro musical distribuído ao vivo - The Technophobe & The Madman - pela rede Internet2 estréia em 20 de fevereiro
- A VeriSign estende sua plataforma de testes multilínguas para abranger várias línguas européias (26 de fevereiro), e mais tarde o complete conjunto de caracteres Unicode (5 de abril), abrindo caminho para a maioria das línguas do mundo
- Retransmitir e-mails na Austrália se torna ilegal com a aprovação do Digital Agenda Act, por ser visto como uma infração técnica de direitos autorais pessoais (4 de março)
- Redes de estações de rádio via Web interrompem suas transmissões por disputas sobre royalties (10 de abril)
- Escolas de nível médio em cinco estados norte-americanos (Michigan, Missouri, Oregon, Virginia, e Washington) são as primeiras a obter acesso à Internet2
- SETI@Home é lançado em 17 de maio e em quatro semanas seus clientes distribuídos na Internet fornecem mais poder de computação do que o mais poderoso supercomputador de seu tempo (:par)
- O Departamento de Comércio dos Estados Unidos emite uma nota, em 6 de abril, sobre a intenção de transferir a administração do domínio .edu da VeriSigh para Educase. Acordo de concessão é fechado em 29 de outubro. Colégios da comunidade finalmente têm a possibilidade de se registrar sob o .edu
- O Napster permanence envolvido em litígio e é eventualmente forçado a suspender o serviço; ele retorna mais tarde no ano como um serviço por assinatura.
- Conselho Europeu finaliza um tratado internacional sobre crime cibernético em 22 de junho e o adota em 9 de novembro. Este é o primeiro tratado criminal sobre crimes na Internet
- .biz e .info foram adicionados ao root server em 27 de junho com registros começando em julho. .biz começou a funcionar em 7 de novembro
- O governo Talibã do Afganistão baniu o acesso à Internet em todo o país, incluindo dos escritórios governamentais, em uma tentadiva de controlar conteúdo (13 de julho)
- O worm Code Red worm e o vírus Sircam infiltraram-se em milhares de servidores web servers e contas de e-mail, respectivamente, causando um pico no uso da Internet e quebras de segurança (Julho)
- Um incêndio em um túnel de trem sobre Baltimore, Maryland, causou sérios danos em vários cabos de fibra ótica usados por provedores de backbones, interrompendo o tráfico da Internet nos estados localizados no Atlântico Médio e criando um efeito onda por todos os Estados Unidos (18 de julho)
- RNP2, do Brasil, foi conectado à Internet2's Abilene em uma linha de 45Mbps (21 de agosto)
- A GÉANT, a Rede Gigabit de Pesquisa e Educação Pan-Européia se torna operacional (23 de outubro), subsitituindo a rede TEN-155, que foi fechada (30 de novembro)
- .museum começou a funcionar (novembro)
- Primeira transmissão de HDTV em tempo real não-compressada sobre uma rede IP na Internet2 (12 de novembro)
- Dutch SURFnet e Internet2's Abilene conectadas através de uma gigabit ethernet (15 de novembro)
- A responsabilidade da operação do domínio .us foi assumido pela NeuStar (20 de novembro)
- RFC 3091: Pi Digit Generation Protocol
- RFC 3092: Etymology of "Foo"
- RFC 3093: Firewall Enhancement Protocol (FEP)
- Vírus do ano: Code Red (Jul), Nimda (Sep), SirCam (Jul), BadTrans (Apr, Nov)
- Tecnologias emergentes: Grid Computing, P2P
- 2002
- US ISP Association (USISPA) foi criada da antiga CIX (11 de janeiro)
- .name começou a funcionar (15 de janeiro)
- .coop começou a receber registros (30 de janeiro)
- Global Terabit Research Network (GTRN) é formado, composto por dois circuitos OC-48 2.4GB conectando Internet2 Abiline, CANARIE CA*net3, e GÉANT (18 de fevereiro)
- .aero começou a receber registros em 18 de março e a funcionar em 2 de setembro
- Tribos indígenas norte-americanas reconhecidas pelo governo federal se tornam elegíveis para registro sob .gov (26 de abril)
- Centenas de estações de rádio da Internet realizam o Day of Silence em protesto contra a proposta de aumento do royalty sobre as músicas (1º de maio)
- Backbone Abilene (Internet2) substitui o nativo IPv6 (5 de agosto)
- A gama de IP69/8 é alocada no ARIN em agosto, após ter estado na lista de bogon; usuários e servidores que dispõem de um endereço 69/8 ficam bloqueados do acesso a muitos sites da Internet
- Internet2 tem agora 200 universidades, 60 empresas e 40 membros associados (2 de setembro)
- Ter seu próprio blog ficou chique
- Centenas de websites da Espanha retiram seu conteúdo em protesto a uma nova lei, que entrou em vigor em 12 de outubro, que exige registro junto ao Governo de todos os websites comerciais
- Um ataque de negação de serviço (DDoS) parou os 13 servidores DNS, derrubando totalmente 8 deles (de 21 a 23 de outubro). Entre as preocupações de segurança nacional, a VeriSign apressa uma realocação planejada de um de seus dois servidores DNS
- Uma nova lei norte-americana cria um domínio seguro para crianças (kids.us) a ser implementado em 2003 (3 de dezembro)
- O FBI junta-se com o Terra Lycos para espalhar cartazes virtuais de criminosos procurados nos portais (11 de dezembro)
- RFC 3251: Electricity over IP
- RFC 3252: Binary Lexical Octet Ad-hoc Transport
- 2003
- Public Interest Registry (PIR) assume como operadora de registro do .org em 1º de janeiro. A transição é completada em 27 de janeiro. Ao desistir do .org, a VeriSign pode manter controle sobre os domínios .com
- A primeira eleição oficial suíça online aconteceu em Anières, Suiça (7 de janeiro)
- O registro para o domínio ogrish.com é deletado (11 de janeiro) pelo oficial de registro Joker.com após pedido de um procurador alemão que alegou conteúdo censurável; o site, entretanto, está hospedado nos Estados Unidos e está em acordo com as leis norte-americanas
- O worm SQL Slammer causou um dos maiores e mais rápidos ataques DDoS de todos os tempos. Levando apenas 10 minutos para se espalhar, o worm derrubou 5 dos 13 servidores DNS, entre dezenas de milhares de outros servidores, e teve impacto em uma multitude de sistemas, variando de sistemas ATM (bancos) para controle de tráfego aéreo a sistemas de emergência (911) (25 de janeiro).A isto seguiu-se, em agosto, o virus Sobig.F (19 de agosto), o mais rápido virus a se espalhar até então, e o worm Blaster (MSBlast) (11 de agosto), outro dentre os mais destrutivos worms já criados
- k.root-servers.net passa a utilizar nsd vs bind para aumentar a diversidade de softwares no sistema de servidores de nomes (19 de fevereiro)
- Registros .nl ficam abertos a todos, incluindo indivíduos e estrangeiros (29 de janeiro); o .se também abre seu registro em abril
- O .af é redelegado em 8 de janeiro e se torna ativo novamente em 12 de fevereiro com assistência técnica do PNUD. Os primeiros domínios são moc.gov.af e undp.org.af (15 de fevereiro)
- O registro .pro tem início em 23 de abril sob .cpa.pro, .law.pro, .med.pro
- Flash mobs, organizadas através da Internet, têm início em Nova Iorque e são rapidamente formadas em cidades ao redor do mundo
- Taxas estão nas manchetes, como: maior varejista norte-americano na Internet começa a cobrar taxas em todas as compras; alguns estados norte-americanos taxam Internet de banda larga; e a União Européia demanda a todas as empresas na Internet que coletem o imposto sobre valor agregado (VAT) sobre downloads digitais a partir de 1º de julho
- O Ministério da Cultura francês bane o uso da palavra "e-mail" pelos ministérios do governo e adota o uso da palavra "courriel", de maior sonoridade francesa (julho)
- KRNIC passa a oferecer domínios Hangeul.kr (19 de agosto)
- Registros .kids.us têm início em 17 de junho e os registros públicos se iniciam em 9 de setembro
- A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) processa 261 indivíduos em 8 de setembro por estarem alegadamente distribuindo arquivos de música com direitos autorais por redes peer-to-peer
- A VeriSign disponibiliza um serviço de wildcard (Site Finder) nas TLDs .com e .net, causando muita confusão porque os domínios inválidos são redirecionados para uma página da VeriSign (15 de setembro). A ICANN ordena à VeriSign que encerre o serviço, ordem que foi cumprida em 4 de outubro
- O último segmento Abilene tem upgrade para 10 Gbps (5 de novembro)
- A National LambdaRail é anunciada como uma nova infraestrutura de rede P&D norte-americana (16 de setembro). A primeira conexão ocorre entre o Pittsburgh Supercomputing Center (PSC) e a Extensible Terascale Facility (ETF) em Chicago (18 de novembro)
- Little GLORIAD (Global Ring Network for Advanced Application Development) inicia sua operação (22 de dezembro), consistindo de uma rede em anel através do hemisfério norte com conexões em Chicago, Amsterdã, Moscou, Novosibirsk, Zabajkal'sk, Manzhouli, Beijing e Hong Kong. Esta é a primeira rede de conexões em fibra a atravessar a fronteira Rússia-China
- RFC 3514: The Security Flag in the IPv4 Header (The Evil Bit)
- 2004
- Pela primeira vez, há mais instâncias de servidores de DNS root fora dos Estados Unidos devido ao lançamento de uma instância anycast da RIPE NCC operando
K-root server.
- O upgrade de 2.5Gbps para 10Gbps da Abiline, o backbone de Internet2, é completado (4 de fevereiro)
- Network Solutions começa a oferecer o registro de domínio por cem anos (24 de março)
- Um dos servidores de nomes .ly para de responder (7 de abril) causando a queda do outro nameserver (9 de abril), tornando os domínios inacessíveis. O serviço foi restaurado em 13 de abril
- VeriSign Naming and Directory Service (VNDS) passa a atualizar os 13 .com/.net nameservers quase em tempo real, duas vezes por dia (8 de setembro)
- Lycos Europe lança um protetor de tela para ajudar na luta contra o spam, causando congestionamento nos servidores com os devido ao número de solicitações. (1º de dezembro). O serviço é interrompido em poucos dias logo depois que provedores bloquearam o acesso ao site de download.
- CERNET2, a primeira rede IPv6 na China, é lançada pela China Education and Research Network (CERN), conectando 25 universidades em 20 cidades com a velocidade de 1-10Gbps (27 de dezembro)
Se esta linha do tempo lhe foi útil de alguma forma, considere fazer uma contribuição.
Internet | Redes | WWW | USENET | Segurança
Crescimento da Internet:
Data Servidores | Data Servidores Redes Domínios
----- ---------- + ----- ---------- ------- --------
12/69 4 | 07/89 130.000 650 3.900
06/70 9 | 10/89 159.000 837
10/70 11 | 10/90 313.000 2.063 9.300
12/70 13 | 01/91 376.000 2.338
04/71 23 | 07/91 535.000 3.086 16.000
10/72 31 | 10/91 617.000 3.556 18.000
01/73 35 | 01/92 727.000 4.526
06/74 62 | 04/92 890.000 5.291 20.000
03/77 111 | 07/92 992.000 6.569 16.300
12/79 188 | 10/92 1.136.000 7.505 18.100
08/81 213 | 01/93 1.313.000 8.258 21.000
05/82 235 | 04/93 1.486.000 9.722 22.000
08/83 562 | 07/93 1.776.000 13.767 26.000
10/84 1.024 | 10/93 2.056.000 16.533 28.000
10/85 1.961 | 01/94 2.217.000 20.539 30.000
02/86 2.308 | 07/94 3.212.000 25.210 46.000
11/86 5.089 | 10/94 3.864.000 37.022 56.000
12/87 28.174 | 01/95 4.852.000 39.410 71.000
07/88 33.000 | 07/95 6.642.000 61.538 120.000
10/88 56.000 | 01/96 9.472.000 93.671 240.000
01/89 80.000 | 07/96 12.881.000 134.365 488.000
| 01/97 16.146.000 828.000
| 07/97 19.540.000 1.301.000
*** vide Nota abaixo ***
Servidores = um sistema de computador com endereço de IP registrado (classe A)
Redes = endereços registrados de classe A/B/C
Domínios = nome de domínio registrado (com registro de nome de servidor)
Nota: Um mecanismo de pesquisa mais acurado foi desenvolvido em 1/98;
novos e corrigidos números são mostrados abaixo. Para maiores
informações, veja a Seção de Fontes.
Data Servidores | Data Servidores | Data Servidores
----- ---------- + ----- ----------- + ----- -----------
01/95 5,846,000 | 07/98 36,739,000 | 01/02 147,344,723
07/95 8,200,000 | 01/99 43,230,000 | 07/02 162,128,493
01/96 14,352,000 | 07/99 56,218,000 | 01/03 171,638,297
07/96 16,729,000 | 01/00 72,398,092 | 01/04 233,101,481
01/97 21,819,000 | 07/00 93,047,785 | 07/04 285,139,107
07/97 26,053,000 | 01/01 109,574,429 | 01/05 317,646,084
01/98 29,670,000 | 07/01 125,888,197 | 07/05 353,284,187
Tabela: Servidores de Internet

Clique aqui para um gráfico com o crescimento logarítimico da Internet
Tabela: Domínios Internet

Tabela: Redes de Internet

Crescimento das Redes no Mundo: (I)nternet (B)ITNET (U)UCP (F)IDONET (O)SI
___Nº de Países____ ___Nº de Países____
Data I B U F O Data I B U F O
----- --- --- --- --- --- ----- --- --- --- --- ---
09/91 31 47 79 49 02/94 62 51 125 88 31
12/91 33 46 78 53 07/94 75 52 129 89 31
02/92 38 46 92 63 11/94 81 51 133 95 --
04/92 40 47 90 66 25 02/95 86 48 141 98 --
08/92 49 46 89 67 26 06/95 96 47 144 99 --
01/93 50 50 101 72 31 06/96 134 -- 146 108 --
04/93 56 51 107 79 31 07/97 171 -- 147 108 --
08/93 59 51 117 84 31
Tabela: Crescimento das Redes no Mundo

Crescimento da WWW:
Data Sites | Data Sites | Data Sites
----- ---------- + ----- --------- + ----- ----------
12/90 1 | 09/98 3,156,324 | 02/02 38,444,856
12/91 10 | 10/98 3,358,969 | 03/02 38,118,962
12/92 50 | 11/98 3,518,158 | 04/02 37,585,233
06/93 130 | 12/98 3,689,227 | 05/02 37,574,105
09/93 204 | 01/99 4,062,280 | 06/02 38,807,788
10/93 228 | 02/99 4,301,512 | 07/02 37,235,470
12/93 623 | 03/99 4,349,131 | 08/02 35,991,815
06/94 2,738 | 04/99 5,040,663 | 09/02 35,756,436
12/94 10,022 | 05/99 5,414,325 | 10/02 35,114,328
06/95 23,500 | 06/99 6,177,453 | 11/02 35,686,907
01/96 100,000 | 07/99 6,598,697 | 12/02 35,543,105
03/96 135,396 | 08/99 7,078,194 | 01/03 35,424,956
04/96 150,295 | 09/99 7,370,929 | 02/03 35,863,952
05/96 193,150 | 10/99 8,115,828 | 03/03 39,174,349
06/96 252,000 | 11/99 8,844,573 | 04/03 40,100,739
07/96 299,403 | 12/99 9,560,866 | 05/03 40,444,778
08/96 342,081 | 01/00 9,950,491 | 06/03 40,936,076
09/96 397,281 | 02/00 11,161,811 | 07/03 42,298,371
10/96 462,047 | 03/00 13,106,190 | 08/03 42,807,275
11/96 525,906 | 04/00 14,322,950 | 09/03 43,144,374
12/96 603,367 | 05/00 15,049,382 | 10/03 43,700,759
01/97 646,162 | 06/00 17,119,262 | 11/03 44,946,965
02/97 739,688 | 07/00 18,169,498 | 12/03 45,980,112
03/97 883,149 | 08/00 19,823,296 | 01/04 46,067,743
04/97 1,002,612 | 09/00 21,166,912 | 02/04 47,173,415
05/97 1,044,163 | 10/00 22,282,727 | 03/04 48,038,131
06/97 1,117,259 | 11/00 23,777,446 | 04/04 49,750,568
07/97 1,203,096 | 12/00 25,675,581 | 05/04 50,550,965
08/97 1,269,800 | 01/01 27,585,719 | 06/04 51,635,284
09/97 1,364,714 | 02/01 28,125,284 | 07/04 52,131,889
10/97 1,466,906 | 03/01 28,611,177 | 08/04 53,341,867
11/97 1,553,998 | 04/01 28,669,939 | 09/04 54,407,216
12/97 1,681,868 | 05/01 29,031,745 | 10/04 55,388,466
01/98 1,834,710 | 06/01 29,302,656 | 11/04 56,115,015
02/98 1,920,933 | 07/01 31,299,592 | 12/04 56,923,737
03/98 2,084,473 | 08/01 30,775,624 | 01/05 58,194,836
04/98 2,215,195 | 09/01 32,398,046 | 02/05 59,100,880
05/98 2,308,502 | 10/01 33,135,768 | 03/05 60,442,655
06/98 2,410,067 | 11/01 36,458,394 | 04/05 62,286,451
07/98 2,594,622 | 12/01 36,276,252 | 05/05 63,532,742
08/98 2,807,588 | 01/02 36,689,008 | 06/05 64,808,485
| | 07/05 67,571,581
| | 08/05 70,392,567
Sites = Número de servidores web (um servidor pode ter múltiplos sites
ao usar domínios ou números de portas diferentes)
Tabela: Crescimento da WWW

clique aqui para um gráfico com o crescimento logarítmico da Web
Crescimento da USENET:
Data Sites ~MB ~Msgs Grupos | Data Sites ~MB ~Msgs Grupos
---- ----- --- ------ ------ + ---- ------- --- ------ ------
1979 3 2 3 | 1987 5.200 2 957 259
1980 15 10 | 1988 7.800 4 1933 381
1981 150 0,05 20 | 1990 33.000 10 4.500 1.300
1982 400 35 | 1991 40.000 25 10.000 1.851
1983 600 120 | 1992 63.000 42 17.556 4.302
1984 900 225 | 1993 110.000 70 32.325 8.279
1985 1.300 1,0 375 | 1994 180.000 157 72.755 10.696
1986 2.200 2,0 946 241 | 1995 330.000 586 131.614
~ aproximadamente: MB - megabytes por dia, Mensagens (Msgs) – artigos por dia
Incidentes de Segurança (CERT):
Data Incidentes Alertas Vulnerabilidades Alertas
---- --------- ------- ---------------- -------
1988 6 1
1989 132 7
1990 252 12
1991 406 23
1992 773 21
1993 1,334 19
1994 2,340 15
1995 2,412 18 171
1996 2,573 27 345
1997 2,134 28 311
1998 3,734 13 262
1999 9,859 17 417
2000 21,756 22 774
2001 52,658 37 2,437
2002 82,094 37 4,129
2003 137,529 28 3,784
2004/1-3Q 2,683 22
- Como eu consigo a Linha do Tempo da Internet?
A Linha do Tempo está arquivada em http://www.zakon.org/robert/internet/timeline/. Não há sites-espelhos autorizados para a Timeline.
- A Linha do Tempo está disponível em outras línguas?
Se você estiver interessado em traduzir a Linha do Tempo para outra língua, envie-me um e-mail antes.
- Posso re-imprimir a Linha do Tempo ou usar partes dela para...?
Envie-me um e-mail. A resposta mais provável (embora não tenha certeza) é "sim" para usos sem fins lucrativos; mas para ter certeza de que você não vai burlar as leis de direito autoral, envie-me um e-mail e espere a resposta. Lembre-se que eu recebo um monte de pedidos com endereços de e-mail impropriamente formatados. Se você não receber uma resposta minha em uma semana (resposta geralmente leva menos de uma hora), confira o cabeçalho e envie o e-mail novamente.
- O que você faz quando não está atualizando a Linha do Tempo?
Você pode me encontrar discutindo questões de ciências cognitivas, particularmente filosofia, linguagem, e aprendendo. Brincando com gizmos variando de iButtons e Java rings a robôs e biometrics. Navegando o meu iate de controle remoto de 6 pés. Ou realizando tarefas como Executivo Chefe de Tecnologia em uma Internet Startup.
0. Peddie (Ala Viva!), CWRU (North Side), Amici usque ad aras (PHP OH-EP), Colégio Andrews (Rio), Gordonstoun (Elgin)
Enviem-me um e-mail se souberem.
A Linha do Tempo da Internet do Hobbes foi compilada de várias fontes, sendo algumas das
principais:
Cerf, Vinton (conforme informado a Bernard Aboba). "How the Internet Came to Be." Este artigo
aparece na "The Online User's Encyclopedia," de Bernard Aboba. Addison-Wesley, 1993.
Hardy, Henry. "The History of the Net." Tese de Mestrado, School of Communications, Grand
Valley State University.
http://www.vrx.net/usenet/history/hardy/
Hardy, Ian. "The Evolution of ARPANET email." Tese de História, UC Berkeley.
http://www.ifla.org/documents/internet/hari1.txt
Hauben, Ronda e Michael. "The Netizens and the Wonderful World of the Net."
http://www.columbia.edu/~hauben/netbook/
Kulikowski, Stan II. "A Timeline of Network History." (e-mail do autor abaixo)
Quarterman, John. "The Matrix: Computer Networks and Conferencing Systems Worldwide." Bedford,
MA: Digital Press. 1990
"ARPANET, the Defense Data Network, and Internet". Encyclopedia of Communications, Volume 1.
Editores: Fritz Froehlich, Allen Kent. Nova York: Marcel Dekker, Inc. 1991
Sumário sobre crescimento da Internet compilado de:
- Artigos sobre programas mantido por Mark Lottor em:
ftp://ftp.nw.com/pub/zone/
Nota: Um mecanismo de contagem de servidores mais exato foi utilizado a partir
de 1/98.
- Tabela de conectividade mantida por Larry Landweber em:
ftp://ftp.cs.wisc.edu/connectivity_table/
Sumário sobre o crescimento da WWW compilado de:
- Página de sumário sobre o crescimento da Web, por Matthew Gray, do MIT:
http://www.mit.edu/people/mkgray/net/web-growth-summary.html
- Netcraft em http://www.netcraft.com/survey/
Sumário sobre o crescimento da USENET compilado das fontes Quarterman e Hauben acima, e
mensagens news.lists. Várias mensagens históricas USENET foram fornecidas por Tom Fitzgerald
(fitz @ wang.com).
Sumário sobre o crescimento da CERT compilado dos artigos da CERT em ftp://ftp.cert.org/
As estatísticas da CERT também estão sendo disponíveis pela CERT em
http://www.cert.org/stats/cert_stats.html
Muitas das URLs fornecedias por Arnaud Dufour (arnaud.dufour@hec.unil.ch)
Histórias da Internet em Países Específicos:
- África do Sul - "The History of the Internet in South Africa - How it began"
http://www2.frd.ac.za/uninet/history/
- Austrália - "A Brief History of the Internet in Australia" por Roger Clarke
http://www.anu.edu.au/people/Roger.Clarke/II/OzIHist.html
- Austrália - "It Started with a Ping" por Jennie Sinclair
http://www.anu.edu.au/people/Roger.Clarke/II/Anniv.html
- Brasil - "Linha to Tempo da Internet no Brasil" por Érico Guizzo
http://www.ciberespaco.com.br/inetbr/
- Finlândia - "History of the Internet in Finland"
http://www.isoc.fi/internet/internethistory_finland.html
- Reino Unido - "Early Experiences with the ARPANET and INTERNET in the UK" por Peter
Kirstein http://www.cs.ucl.ac.uk/staff/jon/arpa/internet-history.html
Livros adicionais de interesse:
- "How the Web Was Born - The Story of the World Wide Web"
by James Gillies and Robert Cailliau
- "Weaving the Web: The Original Design and Ultimate Destiny of the WWW by its Inventor"
por Tim Berners-Lee
- "Where Wizards Stay Up Late: The Origins of the Internet"
por Katie Hafner & Matthew Lyon
- "Nerds 2.0.1: A Brief History of the Internet"
por Stephen Segaller
- "Architects of the Web: 1,000 Days That Built the Future of Business"
por Robert H. Reid
- "Netizens: On the History and Impact of Usenet and the Internet"
por Michael Hauben et al
- "Exploring the Internet: A Technical Travelogue"
por Carl Malamud
Artigos predecessores:
- "As We May Think" by Vannevar Bush, 1945
http://www.theatlantic.com/unbound/flashbks/computer/bushf.htm
- "Man-Computer Symbiosis" by J.C.R. Licklider, 1960
http://gatekeeper.dec.com/pub/DEC/SRC/research-reports/abstracts/src-rr-061.html
- Outros documentos:
http://www.cs.utexas.edu/users/chris/think/digital_archive.html
---
Colaboradores da Linha do Tempo da Internet do Hobbes têm suas iniciais junto aos
itens com os quais contribuíram, na forma (:zzz:) e são os seguintes:
ad1 - Arnaud Dufour (arnaud.dufour @ hec.unil.ch)
amk - Alex McKenzie (mckenzie @ bbn.com)
bb1 - Billy Brackenridge (billyb @ microsoft.com)
bt1 - Brad Templeton (btm @ templetons.com)
clg - C. Lee Giles (giles @ research.nj.nec.com)
dhr - David H. Rothman (davidrothman @ yahoo.com)
dk1 - Daniel Karrenberg (Daniel.Karrenberg @ ripe.net)
ec1 - Eric Carroll (eric @ enfm.utcc.utoronto.ca)
esr - Eric S. Raymond (esr @ locke.ccil.org)
feg - Farrell E. Gerbode (farrell @ is.rice.edu)
gb1 - Gordon Bell (GBell @ microsoft.com)
gck - Gary C. Kessler (kumquat @ sover.net)
glg - Gail L. Grant (grant @ glgc.com)
gmc - Grant McCall (g.mccall @ unsw.edu.au)
gst - Graham Thomas (G.S.Thomas @ uel.ac.uk)
irh - Ian R Hardy (hardy @ uclink2.berkeley.edu)
jap - Jean Armour Polly (mom @ netmom.com)
jg1 - Jim Gaynor (gaynor @ niherlas.com)
kf1 - Ken Fockler (fockler @ hq.canet.ca)
kf2 - Kinming Fung (kinming @ cuhk.edu.hk)
lb1 - Larry Backman (backman @ ultranet.com)
lhl - Larry H. Landweber (lhl @ cs.wisc.edu)
mpc - Mellisa P. Chase (pc @ mitre.org)
msh - Michael S. Hart (hart @ pobox.com)
par - Pierre A Renaud (yendred @ videotron.ca)
pb1 - Paul Burchard (burchard @ cs.princeton.edu)
pds - Peter da Silva (peter @ baileynm.com)
ph1 - Peter Hoffman (hoffman @ ece.nps.navy.mil)
rab - Roger A. Bielefeld (rab @ hal.cwru.edu)
rm1 - Rahi Moosavi (info @ farsi-freelance.com)
sc1 - Susan Calcari (susanc @ is.internic.net)
sk2 - Stan Kulikowski (stankuli @ uwf.bitnet) - see sources section
sw1 - Stephen Wolff (swolff @ cisco.com)
tb1 - Tim Burress (tim @ twics.com)
tp1 - Tim Pozar (pozar @ kumr.lns.com)
vgc - Vinton Cerf (vcerf @ isoc.org) - see sources section
wz1 - W. Zorn (zorn @ ira.uka.de)
zby - Zenel Batagelj (zenel.batagelj @ uni-lj.si)
:-) :-) :-) :-) :-) :-) ;-) Ajude o Autor (-: (-: (-: (-: (-: (-: (-:
Obrigado aos milhares de pessoas da Net que contribuíram com informações para ajudar a
pesquisa genealógica do autor, produzindo 45 novos "Zakons" ao redor do mundo!
Nome do Arquivo: Hobbes' Internet Timeline
Versão: 8.1
Local do Arquivo: http://www.zakon.org/robert/internet/timeline/
Última atualização: 28 de agosto 2005
Mantenedor: Robert H'obbes' Zakon, timeline@Zakon.org, www.Zakon.org
Descrição:
Uma linha do tempo da Internet, salientando alguns dos eventos e tecnologias chaves que
ajudaram a formar a Internet que conhecemos hoje.